Índios pataxó bloqueiam estrada em protesto

A Estrada da Balsa, em Arraial d’Ajuda, litoral sul de Porto Seguro, foi interditada quinta-feira (16), por mais de 100 índios Pataxó. É um protesto contra o assassinato da índia Liliane de Souza Santana, 23 anos – da Aldeia Velha, no último domingo. Os índios dizem que só vão liberar a estrada após a prisão da mulher acusada de ter matado Liliane.

A índia foi baleada na cabeça. O crime foi na casa do ex-marido, em Arraial d’Ajuda. Segundo a polícia, ela foi ao local reivindicar a pensão alimentícia dos três filhos e teria sido recebida à bala pela atual mulher do ex-companheiro.

Os índios dizem que a suspeita do crime – nome ainda não divulgado -, se apresentou à polícia quarta-feira (15), com dois advogados, prestou depoimento e foi liberada. O delegado Ricardo Feitosa pediu a prisão preventiva da acusada.

Policiais federais e militares negociam com os índios a liberação da via que faz ligação à balsa e ao distrito de Trancoso. Mas eles estão irredutíveis. A previsão é que mais 200 índios, de outras aldeias, cheguem para reforçar o protesto.

Enviada por Ruben Siqueira,

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.