Rússia: Condenados a prisão perpétua por sete assassínios racistas

O líder de um pequeno grupo racista e um cúmplice foram esta terça-feira condenados a prisão perpétua por um tribunal de São Petersburgo, na Rússia, por sete assassínios cometidos entre 2003 e 2006.

O grupo realizou durante três anos uma série de agressões de carácter racista e sete assassínios

“Alexei Voievodine e Artiom Prokhorenko foram condenados a prisão perpétua. Dez outros membros do grupo foram condenados a penas de prisão entre os dois e os 18 anos”, informou o tribunal municipal de São Petersburgo (noroeste).

O grupo, formado em 2003, realizou durante três anos de existência uma série de agressões de carácter racista e sete assassínios, entre os quais o de um estudante senegalês, um uzbeque, um coreano e um conhecido militante antifascista russo.

A maioria dos membros dos grupo foi interpelada em 2006 e um dos líderes, Dmitri Borovikov, foi morto durante uma tentativa de detenção.

De acordo com um relatório divulgado em Março pela organização não governamental russa Sova, o racismo tem vindo a aumentar na Rússia desde o colapso da União Soviética e os ultra-nacionalistas têm cada vez mais adeptos no país.

 

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/russia-condenados-a-prisao-perpetua-por-sete-assassinios-racistas

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.