Contaminação por chumbo em cidade baiana será tema de audiência pública

A Comissão de Seguridade Social e Família vai realizar audiência pública sobre a contaminação por chumbo na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia. A reunião, aprovada nesta quarta-feira, será em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

O autor do requerimento, deputado Roberto de Lucena, do PV paulista, explicou que a Companhia Brasileira de Chumbo explorou a região por mais de 30 anos e, depois de encerrar as atividades, deixou material abandonado no local.

“A população começou a usar esse material, inadvertidamente, na construção de muros, no reboco de casas. Isso começou a provocar uma série de problemas na saúde da população: hemorragias nas mulheres, impotência sexual nos homens, fetos com problemas cerebrais ou mutilados.” 

Ao trazer o debate para a Câmara, o deputado espera oferecer reparação à comunidade. O caso, segundo ele, pode servir de parâmetro para tratamento de situações semelhantes que possam existir no País.

Em outra audiência, a Comissão quer ouvir o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes da Associação Médica Brasileira, da Agência Nacional de Saúde Suplementar e da Federação Nacional de Saúde Suplementar. Na pauta, as normas de ressarcimento ao SUS pelo atendimento, na rede pública, de segurados de planos de saúde.

 

http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/?lnk=1640-CONTAMINACAO-POR-CHUMBO-EM-CIDADE-BAIANA-SERA-TEMA-DE-AUDIENCIA-PUBLICA-0129&selecao=MAT&materia=121582&programa=41

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.