A presidenta Dilma Rousseff decidiu ontem, em reunião com quatro ministros e os governadores do Pará, Amazonas e Rondônia, que uma grande ação policial será desencadeada nesses estados, onde nos últimos dez dias cinco militantes ambientalistas foram assassinados. Participarão da operação a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional de Segurança e as Forças Armadas.
Segundo o Ministro da Justiça, os governadores deverão solicitar o apoio do governo federal, e a decisão de quais as cidades onde as forças atuarão será tomada em conjunto. Ainda de acordo com o Ministro José Eduardo Cardozo, a idéia é “impedir novos homicídios e fazer a apuração imediata dos crimes já ocorridos”, como a do lavrador Marcos Gomes da Silva.
“Operação em Defesa da Vida”
Na próxima semana, José Eduardo Cardoso e os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário visitarão os três estados, juntamente com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Dos governadores presentes, Simão Jatene, do Pará, afirmou que é essencial estarem todos juntos no combate ao crime: “Não tem essa história de o crime ser federal, estadual ou municipal. Ele tem de ser esclarecido e punido”.
Confúcio Moura, de Rondônia, foi um pouco além: “Não adianta só força policial. É preciso haver regularização fundiária e desenvolvimento sustentável para a região”.
Tania Pacheco, com informações da imprensa e da internet.