Desmatamento nas três maiores florestas tropicais do planeta diminui

Novo relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) afirma que o desmatamento entre 2000 e 2010 caiu com relação ao período 1990 a 2000, mas mesmo assim ultrapassou os cinco milhões de hectares.

Fabiano Ávila

“The State of the Forests in the Amazon Basin, Congo Basin and South East Asia” demonstra que essas regiões, onde se encontram mais de 80% das florestas tropicais do planeta, perderam na última década 5,7 milhões de hectares, cerca de 25% menos da perda registrada na década anterior, 7,1 milhões.

Uma das razões para a queda foi a maior conscientização de países como Brasil e Indonésia, que conseguiram com sucesso implementar políticas de conservação.  Em alguns locais do Sudeste Asiático a taxa de desmatamento caiu pela metade.

Porém, muito ainda tem que ser feito.  Menos de 15% da área dessas três regiões estão sob algum tipo de proteção e apenas 3,5% são administradas de maneira sustentável.

“Estudos recentes deixam claro o valor dos serviços florestais, como o sequestro de carbono, conservação da biodiversidade e proteção ao solo e água, podem chegar a muitos milhares de dólares por hectare.  Infelizmente, os mercados para remunerar tais serviços ainda são poucos e estão em fase de amadurecimento”, explica o prefácio do relatório.

 

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=385652

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.