CPT entrega lista com 1.855 ameaçados de morte

Em reunião com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, a Comissão Pastoral da Terra entregou uma lista com os nomes dos ameaçados de morte em conflitos agrários no país. 42 já foram mortos

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, recebeu nesta terça-feira (31) uma lista contendo 1.855 nomes de pessoas ameaçadas de morte em conflitos agrários nos últimos dez anos. Durante reunião com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), ela debateu a situação dos ambientalistas e camponeses que vivem principalmente na Região Norte do país. 

Comandada pelo padre Dirceu Luiz Fumagalli, coordenador da entidade, a CPT apresentou à ministra os nomes de todos os ameaçados – 207 dos quais receberam ameaças repetidas vezes – na esperança de que se adotem medidas para combater esse tipo de violência. Das 1.855, 30 já foram vítimas de atentados graves, e 42 foram mortas.

Preocupada, Maria do Rosário afirmou que implementará políticas para proteger os ameaçados, mas já adiantou que a Secretaria não tem condições de fornecer escolta policial para todos. Fumagalli disse que a mesma lista já havia sido entregue ao Ministério da Justiça há mais de um ano, mas que pouco foi feito de lá para cá para evitar novos assassinatos.

Na última semana, quatro camponeses foram mortos no Norte do país. José Cláudio Ribeiro da Silva e sua mulher Maria do Espírito Santo da Silva foram assassinados a tiros na terça; na sexta, o líder camponês Adelino Ramos também foi executado em Rondônia.

 

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI237629-15223,00.html

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.