Sem debate prévio, Senado escolhe representante da sociedade no CNJ

Nessa terça-feira (31) ocorre a sabatina dos dois candidatos para a indicação do Senado ao CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Os dois candidatos, o atual conselheiro Marcelo Neves e Bruno Dantas – servidor do Senado Federal, disputarão uma cadeira destinada a representação da sociedade, mas que formalmente é indicada pelo Senado.

Organizações de direitos humanos* que acompanham o tema afirmam que a sabatina foi marcada sem qualquer informação pública e sem consulta à sociedade, originalmente titular da vaga. Para as organizações, os cargos de ministros dos Tribunais Superiores e conselheiros do CNJ possuem importância especial para a democratização da Justiça, por conta do papel que desempenham na administração do Judiciário.

Por conta disso, encaminharam aos senadores um documento para defender a importância da participação social neste processo. Já está em andamento um Projeto de Resolução do Senado – PRS 08/2011 – que propõe a realização de consulta e audiência pública na sabatina de candidatos aos cargos de Justiça. O PRS é de autoria do senador Roberto Requião e foi motivado pela intervenção das organizações durante a sabatina do ministro do STF Luis Fux.

As organizações também encaminharam questões a serem realizadas durante a sabatina. Entre os temas dos questionamentos está o financiamento de eventos da magistratura por empresas e entidades, a opinião sobre a participação social no Judiciário e o compromisso do candidato quanto as propostas definidas pelo Fórum de Assuntos Fundiários.

* As organizações que acompanham este processo são: Terra de Direitos, Ação Educativa, Dignitatis, Geledés, Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e Conectas Direitos Humanos.

 

http://dignitatis-assessoria.blogspot.com/2011/05/sem-debate-previo-senado-escolhe.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.