Povo Xukuru inicia nova fase da luta pela terra

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) esteve na XII Assembleia do Povo Xukuru, nesta terça, quarta e quinta-feira, entre os dias 17 e19. O Bem Viver foi tratado como caminho para a organização social, política e econômica dos Xukuru.

A partir desta segunda-feira, série de três matérias, publicadas aqui no sítio eletrônico do Cimi, abordará os principais temas tratados pela assembléia. Cobertura completa, em reportagem especial, poderá ser conferida na edição do jornal Porantim do próximo mês.

Carta da XII Assembléia do Povo Xukuru

“As águas são o sangue da terra,

as matas são os cabelos da terra;

as pedras são os ossos da terra”

Xicão Xukuru

 

Nós, povo Xukuru do Ororubá, protegidos pelas forças dos Encantos de Luz e pelo manto da Natureza Sagrada, estivemos reunidos na nossa XII Assembléia que teve como tema “Cultivando os princípios do Bem Viver para garantir o envolvimento no projeto de futuro Xukuru”. Esta foi realizada na aldeia Vila Cimbres, entre os dias 17 a 20 de maio de 2011, com a participação de representantes de todas as aldeias, o povo Potiguara e vários aliados do nosso povo.

Nosso objetivo foi disseminar o entendimento do ‘Bem Viver’ entre nosso povo. Nosso maior desejo hoje é ter um território produtivo, livre das amarras da fazenda e do latifúndio, onde as pessoas possam viver usufruindo do que a terra nos dá, cuidando da terra, da natureza e de todos seus filhos.

Reafirmamos que a Natureza é sagrada e que a Terra é a nossa mãe de onde tiramos nossos alimentos. Ela também é morada de nossos Encantos de Luz, por isso, cuidar dela é condição essencial para nosso Bem Viver.

Durante a assembléia analisamos como as políticas e as grandes obras que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo Federal invadem os territórios indígenas, destroem a Natureza Sagrada e a Mãe Terra, atrapalhando e dificultando a vivência do Bem Viver.

Lamentavelmente algumas forças do mal continuam nos atrapalhando. A criminalização continua, nossos companheiros Rinaldo e Edmilson continuam presos. Nosso cacique continua ameaçado de ser preso, assim como outras lideranças e pessoas de nosso povo. O assassinato do nosso líder Chico Quelé continua impune.

Repudiamos as construções de hidrelétricas, a Transposição do Rio São Francisco, a construção de Usinas Nucleares e outros empreendimentos que impactam as terras tradicionais dos povos indígenas do Brasil.

Sabemos que o Bem Viver exige que mudemos nossa mentalidade. Precisamos abandonar as práticas e os valores daqueles que ainda vivem de acordo com os valores que nos foram impostos pelos colonizadores.

Estamos construindo o nosso projeto de futuro baseado nos valores e princípios do bem viver. Vamos fazer a “PACHACUTI”, como dizem os nossos parentes do Equador e da Bolívia, ou seja, a Reviravolta, a mudança radical de nosso modo de vida, quando a Roda Grande passa pela roda pequena”.

Queremos viver sob os princípios do respeito à Natureza, às águas, às matas, às pedras e os animais.

Queremos valorizar os outros, as mulheres, os jovens e as crianças.

As pessoas mais velhas são exemplos para nossas vidas.

A solidariedade, a união, a partilha, a comunhão, a religião, o pisado do toré, o chiado da maraca, a harmonia, a liberdade, a imparcialidade, o mandar obedecendo,são valores que queremos vivenciar.

Queremos convidar as pessoas de Pesqueira e todos aqueles que quiserem se juntar ao nosso povo para construirmos juntos a sociedade do BEM VIVER.

 

Aldeia Vila de Cimbres, Território Sagrado do Rei do Ororubá

20 de maio de 2011, décimo terceiro ano do assassinato do cacique Xicão e

Décimo ano da homologação do território Xukuru

 

http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=5570&eid=408

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.