Poluição de siderúrgica e carvoaria causam danos à saúde no MA

Um estudo feito com moradores de duas comunidades rurais de Açailândia (MA) apontou a ocorrência de danos à saúde e ao ambiente provocados por siderúrgicas e carvoarias, indústrias ligadas à exploração de minério de ferro em Carajás.

O estudo foi elaborado entre junho e dezembro de 2010 pela ONG Justiça Global, FIDH (Federação Internacional de Direitos Humanos) e rede Justiça nos Trilhos. O relatório final foi divulgado nesta quarta-feira (18), em Açailândia.

No povoado Piquiá de Baixo e no assentamento Califórnia a pesquisa identificou entre os moradores a ocorrência frequente de doenças respiratórias e de problemas de visão e de pele.

O povoado Piquiá de Baixo, onde moram cerca de 300 famílias, é cercado por cinco siderúrgicas e uma usina termoelétrica. Os moradores reclamam da poluição do ar por pó de ferro e relatam problemas respiratórios e de garganta e irritação nos olhos. Durante a visita de campo, os pesquisadores relataram que a poluição é visível: árvores empoeiradas, casas acinzentadas e muito barulho.

No povoado, segundo o relatório, a maioria do entrevistados (56,5%) descreveu seu estado de saúde como sendo “muito ruim” ou “ruim”. Na média da população brasileira, segundo Pnad (Pesquisa Nacional de Domicílios) de 2008, esta percepção é de 3,8% dos entrevistados. Apenas 12,4% dos entrevistados em Piquiá disseram que seu estado de saúde era “bom” ou “muito bom”, sendo que na média da população brasileira esse percentual é de 77,3%.

O assentamento Califórnia, onde em 1997 foram assentadas 268 famílias de sem-terra, tem em seu entorno 66 fornos que produzem carvão vegetal para alimentar as siderúrgicas. Os fornos começaram a operar em 2005. Desde então, os moradores se queixam que a fumaça provoca cansaço e problemas respiratórios, de pele e de visão.

O relatório, que já foi encaminhado aos ministérios de Minas e Energia e de Meio Ambiente e ao Ministério Público Federal, será enviado também à órgãos de defesa de direitos humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da ONU (Organizações das Nações Unidas).

 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/917427-poluicao-de-siderurgica-e-carvoaria-causam-danos-a-saude-no-ma.shtml

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.