Governo diz que não adiará multas a produtor

Na tentativa de pressionar a bancada ruralista a aprovar sem modificações o Código Florestal, o governo está decidido a começar a punir os produtores rurais que não registraram a reserva legal em seus imóveis. A moratória para os produtores que cometeram crimes ambientais termina no dia 11 de junho. A reportagem é de Eugênia LopesDenise MadueñoMarta Salomon e publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, 14-05-2011.

Segundo a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadoraKátia Abreu (PSD-TO), 95% dos produtores rurais serão criminalizados. De acordo com ela, a maioria dos produtores rurais criminalizada pelo decreto é de pequenos e médios. “Mesmo que o decreto fosse prorrogado, ele traz insegurança jurídica. Queremos uma definição na lei.”

O decreto que pune os produtores rurais já foi prorrogado duas vezes, mas agora o governo afirma que as punições não serão novamente adiadas. Assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o decreto prevê multas entre R$ 50 e R$ 500 por hectare para os produtores que não entrarem com processo de regularização até 11 de junho.

Os líderes governistas trabalham para não votar o Código na semana que vem. Os líderes dos partidos de oposição pretendem insistir na votação. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), avisou que só permitirá a volta do Código Florestal à pauta quando houver segurança de vitória.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=43269

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.