Ibase lança Observatório do Pré-Sal, livro de Eduardo Gudynas e vídeo Desenvolvimento a Ferro e Fogo, sobre a TKCSA

Com um acervo de artigos, leis, pesquisas, estudos e documentos, o site Observatório do Pré-sal se pretende uma ferramenta de monitoramento dos investimentos de empresas e negócios de extração mineral no Brasil. Seu lançamento será no próximo dia 9 de maio, às 16:30h, no Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro.

Também durante o lançamento será apresentado o vídeo Desenvolvimento a Ferro e Fogo, narrado pelo ator Wagner Moura. O vídeo mostra a vivência dos moradores da região próxima à Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) na baia de Sepetiba. O roteiro foi baseado na publicação Companhia Siderúrgica do Atlântico – TK-CSA: Impactos e Irregularidades na Zona Oeste do Rio de Janeiro na Baia de Sepetiba, produzido pelo Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS).

Além da apresentação do site e do vídeo, a atividade conta com uma conferência com o pesquisador uruguaio Eduardo Gudynas, diretor do Centro Latino-americano de Ecologia Social, e o lançamento do livro Mineração transnacional e resistências sociais na África e na América Latina.

Gudynas é referência intelectual de um movimento crescente na América Latina que diz que a ideia de desenvolvimento está ultrapassada. “A tarefa não é pensar em desenvolvimento alternativo, mas alternativas de desenvolvimento”, pontua o pesquisador em entrevista concedida à revista Democracia Viva deste mês.
O livro Mineração transnacional e resistências sociais na África e na América Latina reúne experiências de resistência e de mobilização social frente às ações das companhias Vale (Brasil) e AngloGold Ashanti (África do Sul) na Argentina, Colômbia, Peru, Angola e Moçambique.

O vídeo e o livro serão disponibilizados integralmente no site Observatório do Pré-sal, que é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e tem o apoio do Revenue Watch Institute.

http://www.ibase.br/modules.php?name=Conteudo&file=index&pa=showpage&pid=3059

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.