CE – Rede Tucum lança DVD amanhã, às 18 horas, com a presença das comunidades

Amanhã, 6 de maio, o Centro de Formação Frei Humberto receberá o lançamento do DVD promocional da Rede Cearense de Turismo Comunitário – Rede Tucum. O evento, que terá início às 18 horas, contará com a participação de lideranças das comunidades integrantes da Tucum, movimentos sociais e representantes das populações tradicionais do Ceará. Confirmaram presença agências de turismo, membros da comunidade acadêmica e de Organizações Não Governamentais (ONGs).

O vídeo retrata a beleza, a cultura e as histórias de luta das comunidades pertencentes à Rede Tucum. Em 21 minutos, pescadores/as e agricultores/as convidam a todos/as para experimentar o turismo comunitário. As imagens e depoimentos do DVD revelam a possibilidade de praticar a apreciação de belas paisagens, trocas culturais com a população local e viver uma relação de respeito com o meio ambiente. Ao todo, são 13 destinos espalhados pelo litoral do estado que buscam, para além da geração de renda, a garantia de defesa da sua terra e valorização da identidade local. 

A exibição do DVD será acompanhada de um café regional. Em seguida, haverá um debate animado por representantes das comunidades da Rede. O tom da conversa será os desafios para a consolidação do Turismo Comunitário no Ceará. O encerramento da noite ficará por conta de apresentações artísticas e culturais.

O lançamento faz parte da programação do Encontro Estadual da Via Campesina, Movimento dos Atingidos/as por Barragens (MAB) e Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) que também reunirá campesinos, indígenas, quilombolas e povos do mar do Ceará.

Saiba mais sobre a Rede Tucum

A Rede Tucum é uma articulação que se propõe a realizar o turismo comunitário no Ceará, integrado à perspectiva de fortalecer a relação entre sociedade, cultura e natureza, com justiça ambiental. Nesse sentido, a atividade turística é compreendida como uma oportunidade para as populações locais terem o controle efetivo sobre o seu desenvolvimento, planejamento e gestão do território e das atividades turísticas propostas.

Atualmente, fazem parte da articulação representantes de: Tatajuba (Camocim), Curral Velho (Acaraú), Caetanos de Cima (Amontada), Flecheiras (Trairí), Etnia Tapeba (Caucaia), Etnia Índigena Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Batoque (Aquiraz), Prainha do Canto Verde (Beberibe), Assentamento Coqueirinho (Fortim), Ponta Grossa (Icapuí), Tremembé (Icapuí), Centro de Formação Frei Humberto (MST-Fortaleza), Associação Mulheres em Movimento (Conjunto Palmeiras, Fortaleza), Instituto Terramar, Tremembé Onlus e Amigos da Prainha do Canto Verde.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do DVD Promocional da Rede Tucum

Data e horário: 06/05/2011 às 18h

Local: Centro de Formação e Capacitação Frei Humberto – Rua Paulo Firmeza, 445, São João do Tauape, Fortaleza/CE

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.