BA – Assassinatos em comunidades de fundo de pasto serão finalmente investigados

Graças à mobilização em torno do assunto e à intervenção da Ouvidoria Agrária Nacional, parece que dois assassinatos ocorridos em comunidades de fundo de pasto serão finalmente investigados, na Bahia. O primeiro foi o do trabalhador rural Antônio de Jesus Souza, na fazenda Serra da Bahia, em 6 de janeiro de 2001; o segundo, o de Gilson André da Silva, na área da comunidade Capivara, no dia 11 de março.

O Desembargador Gercino José da Silva Filho, Ouvidor Agrário Nacional e Presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, havia enviado ofício solicitando providências das autoridades policiais baianas. Mas o delegado de Monte Santo, onde os casos ocorreram e que por isso mesmo deveria cuidar das investigações, eximiu-se, alegando falta de pessoal e de “combustível”.

Ante a insistência do Ouvidor, o  delegado-geral adjunto de Polícia Civil do Estado da Bahia, Bernardino Brito Filho, enviou finalmente ofício informando ter determinado que o Coordenador Regional em Senhor do Bonfim indique o delegado que presidirá o inquérito.

Esperamos que a indicação saia logo e que, desta vez, o delegado tenha funcionários e combustível, antes que os assassinatos caiam em “exercício findo”. TP.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.