Assentamento do Incra terá sua primeira universidade federal

Obras começaram na última segunda-feira no Paraná

Uma área de 42 hectares do projeto de assentamento Oito de Junho em Laranjeiras do Sul (PR) será repassada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a implantação do primeiro prédio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As obras de terraplanagem no local, que tem cinco mil metros quadrados, começaram na última segunda-feira (2). A edificação deverá atender às atividades acadêmicas a partir de 2012. O campus definitivo engloba, além da área repassada pelo Incra, outros 45 hectares doados em maio de 2010 pelas prefeituras de Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul.

De acordo com o diretor do campus da UFFS em Laranjeiras do Sul, Paulo Mayer, somente o projeto de urbanização utiliza cerca de 40 hectares. O superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, destacou que, com a instalação da UFFS, os jovens não precisarão sair do local onde vivem para estudar.

Assentamento – O assentamento Oito de Junho, em Laranjeiras do Sul (PR) foi criado em 2000 pelo Incra, a partir da desapropriação de um latifúndio improdutivo de 1.477 hectares. São 71 famílias que foram assentadas na antiga Fazenda Laranjeiras. A principal atividade produtiva no assentamento é a criação de gado leiteiro. Ao todo, são 62 famílias que tiram o sustento da produção de leite. Um dos suportes da produção de leite no Oito de Junho é o Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES). Com o programa, foi implantada no assentamento a técnica do Pastoreio Racional Voisin (PRV), sistema intensivo de manejo do gado, da pastagem e do solo. A responsável pela aplicação da técnica é filha de assentados.

Território da Cidadania – O Incra e a UFFS também formalizaram protocolo de intenções para desenvolver ações conjuntas e o desenvolvimento de políticas públicas e educacionais nos projetos de assentamento localizados no Território da Cidadania do Cantuquiriguaçu. Pelo acordo, serão fomentadas ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da área de atuação da UFFS. Ao todo, vivem cerca de 4.200 famílias assentadas no Território, que possui os três maiores projetos de assentamento do Incra no estado (PAs Celso Furtado, Ireno Alves dos Santos e Marcos Freire). O Território da Cidadania Cantuquiriguaçu abrange uma área de 13.986,40 quilômetros quadrados e é composto por 20 municípios.

http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/em-questao-do-dia/assentamento-do-incra-tera-sua-primeira-universidade-federal

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.