Programa Luz para todos atendeu 1,3 milhão de famílias no Nordeste

Programa Luz para todos atendeu 1,3 milhão de famílias no Nordeste
A movimentação da economia é um dos benefícios do programa do Luz para Todos/ Foto: manhumirim.mg.gov.br

 

Cerca de 6,7 milhões de nordestinos agora tem energia elétrica em casa

Das 13,6 milhões de pessoas em todo o Brasil atendidas pelo programa Luz para Todos, a região Nordeste se destaca como a que mais executou ligações, atingindo a marca de 1,3 milhão de famílias atendidas, ou seja, 6,7 milhões de pessoas com energia elétrica em casa. Os dados foram divulgados, nessa terça-feira (26), pelo Ministério de Minas e Energia.

Até o momento, os investimentos contratados no Nordeste pelo governo federal chegam a R$ 6,1 bilhões para a realização das obras do programa. O restante dos investimentos, aproximadamente de R$ 2,7 bilhões, tem participação das concessionárias de energia elétrica e dos governos estaduais. O Luz para Todos é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobras e desenvolvido em parceria com os governos estaduais, as concessionárias de energia elétrica e as cooperativas de eletrificação rural.

Crescimento econômico

Além do benefício direto do acesso gratuito à energia elétrica, o Ministério de Minas e Energia, em pesquisa de avaliação do impacto do programa, realizada em âmbito nacional, identificou benefícios indiretos, entre eles, a movimentação da economia fora do ciclo de obras de construção de redes elétricas.

Os dados apontados pela pesquisa indicam que 79,3% dos entrevistados adquiriram televisores e 73,3% passaram a ter geladeiras. Sem falar nas que compraram liquidificadores, ventiladores, bomba d’ água etc. Cerca de 5% das famílias afirmaram que voltaram ao campo depois da chegada da energia. Isso significa que 130,7 mil famílias saíram dos grandes centros retornando ao meio rural.

http://www.secom.gov.br/clientes/secom/secom/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/em-questao-do-dia/programa-luz-para-todos-atendeu-1-3-milhao-de-familias-no-nordeste

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.