Ministério da Saúde abre campanha de vacinação em indígenas de aldeia do Amazonas

O secretário especial de saúde indígena, Antônio Alves, está na fronteira do Amazonas, onde participa de abertura.  Encerramento acontece em Manaus

Elaíze Farias

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) abre nesta segunda-feira (25), na aldeia Feijoal, em Atalaia do Norte, fronteira do Amazonas com Colômbia e Peru, a campanha nacional de imunização de populações indígenas.  Em Feijoal vivem indígenas da etnia tikuna.

O titular da Sesai, Antônio Alves, que esteve nesta segunda-feira de manhã em Tabatinga e segue para Atalaia do Norte ainda nesta segunda-feira, disse ao acritica.com que o encerramento da programação acontece no próximo dia 30, em Manaus.

A programação na capital do Amazonas ainda não foi divulgada pela assessoria da Sesai.

Mas, segundo Antônio Alves, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, deverá estar presente em Manaus, embora sua assessoria ainda não tenha confirmado a agenda.

Conforme Alves, a campanha de imunização contra várias doenças como hepatite, tétato, gripe, paralisia infantil, atingirá aproximadamente 91 mil indígenas de 180 etnias somente da Amazônia Legal.

Três mil profissionais de saúde, incluindo agentes de saúde indígena, atuarão na campanha, que vai até o dia 22 de maio.

Serão aplicadas 251 mil doses de vacina em crianças, mulheres em idade fértil e idosos a partir de 60 anos.
Antônio Alves também participa na fronteira da Semana de Vacinação das Américas, que abrange populações da Colômbia, Peru e Brasil.

Fonte: A Crítica via Amazonia.org.br

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.