Ambientalistas são mortos em chacina com cinco vítimas no Paraná

Vítimas levaram tiros nos olhos e na nuca - Reprodução TV Globo

SÃO PAULO – Cinco homens foram encontrados mortos na madrugada deste sábado, 23, no município de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Eles estavam amarrados e foram mortos com tiros na cabeça. Entre as vítimas, estavam três ambientalistas.

Os cinco amigos estavam em uma casa na área rural de Piraquara. O imóvel pertence a Jorge Roberto Carvalho Grando, funcionário da prefeitura de Pinhais, onde foi secretário de meio ambiente. Ele, o irmão Antonio Grando, que também era funcionário da prefeitura de Pinhais, o empresário Gilmar Reinert, o funcionário da Colônia Penal Agrícola de Piraquara, Valdir Vicente Lopes e Albino Silva, vizinho de Jorge e funcionário da Sanepar foram mortos por volta de meia noite desta sexta-feira.Os policiais militares e civis foram os primeiros a chegar à casa. Os corpos estavam com as mãos amarradas e marcas de tiros na nuca e nos olhos. Roupas, objetos e documentos estavam espalhados pela casa.

A polícia suspeita de roubo seguido de morte, mas não descarta a hipótese de execução.

Os amigos dos ambientalistas estão inconformados com a morte brutal.

Imóvel onde a chacina ocorreu em Piraquara - Reprodução TV GloboJorge Grando era um defensor do meio ambiente. Ele fundou uma associação para proteção das nascentes do Rio Iguaçu e de outros mananciais de Piraquara, município que fornece água para Curitiba e boa parte da Região Metropolitana.

– O Jorge era uma pessoa maravilhosa, amigo de todos. Todo mundo gostava dele. Era uma pessoa que dedicou a vida a combater a miséria ambiental e a miséria social – diz Haroldo de Paula, amigo da vítima.

– Tudo o que eu aprendi na questão ambiental, preservação, principalmente na valorização do ser humano foi através do Jorge. A gente está perplexo. É uma perda irreparável – disse Irineu Nogueira, amigo.

A polícia fez a perícia do local por volta das 10h e ainda não possui indícios sobre quem teria cometido os crimes.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/04/23/ambientalistas-sao-mortos-em-chacina-com-cinco-vitimas-no-parana-924304485.asp

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.