Brasil é o único país com política de proteção para tribos indígenas isoladas

Brasil é o único país com política de proteção para tribos indígenas isoladas

E Belo Monte, para começar? TP.

Equipes fazem pesquisas de campo e levantamentos etno-históricos, além de ações de proteção, vigilância e fiscalização

O Brasil é o único país a ter uma política pública de proteção aos povos que, por autodeterminação, se recusam a fazer contato. Há tribos no Sudeste Asiático, África e Américas que permanecem em territórios isolados. O direito ao território é uma questão de sobrevivência para esses grupos, tendo em vista sua interdependência com o ambiente. Para garantir esse direito, a Fundação Nacional do Índio (Funai) conta com 12 Frentes de Proteção Etnoambiental, no Mato Grosso (duas), Maranhão (uma), Pará (duas), Amazonas (três), Acre (uma), Rondônia (duas), e Roraima (uma).

As equipes realizam pesquisas de campo, levantamentos etno-históricos para dimensionar e identificar o território, além de ações de proteção, vigilância e fiscalização da terra indígena. “Nós só fazemos contato direto se formos procurados e, ainda assim, é feito um trabalho para que sua cultura seja preservada”, afirma o presidente da Funai, Márcio Meira

Qualquer agressão ambiental poderia colocar em risco a conservação do isolamento, já que, sem caça ou coleta, eles seriam obrigados a procurar comida em regiões habitadas por brancos ou índios já contatados.

Segundo Meira, em algumas nações, essa proteção é feita por meio de organizações não-governamentais (ONGs). “Temos contato com países vizinhos, que partilham territórios de populações isoladas, para desenvolver cooperação técnica nessa área”, afirma.

Justamente por estarem isolados, não se sabe ao certo quantos ou quem são esses índios. Meira conta que há uma frente mantida para proteger dois (até onde se sabe) remanescentes de uma tribo massacrada por brancos nos anos 1980. “Uma terceira pessoa dessa aldeia, uma mulher que é parente deles, vive hoje em uma tribo haitiana que tem uma língua semelhante à dela”, conta Meira.

http://www.secom.gov.br/clientes/secom/secom/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/em-questao-do-dia/brasil-e-o-unico-pais-com-politica-de-protecao-para-tribos-indigenas-isoladas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.