Situação do povo Tupinambá de Olivença ainda continua crítica

Alex Pankararu

A situação do povo Tupinambá de Olivença, ainda continua critica, pois além da prisão domiciliar que se encontra a Cacique Valdelice, hoje corre a sentença de cinco mandato de reintegração de posse de terras que eles ocuparam. E na terça feira dia 12 de abril esteve presente em Olivença – Ilhéus – BA, o coordenador geral da APOINME Uilton Tuxa, Luiz Titiah Pataxó Hãhãhãe e o assessor jurídico da APOINME Dimas Funil-ô. Eles se reuniram com caciques e lideranças Tupinambá, entre eles estavam os Caciques Babau e Val Tupinambá, onde discutiram sobre os processos de reintegrações de posse, que o povo Tupinambá está sofrendo, também falaram da criminalização das lideranças Tupinambá ressaltando a situação atual que se encontra a cacique Valdelice. E depois da conversa fizeram os encaminhamentos sobre essas questões, para enviar aos órgãos competentes a essa causa. No final Uilton, Luiz e Dimas visitaram algumas comunidades e por ultimo visitaram Valdelice, que ficou muito grata com essa surpresa, em seguida partiram para Pataxó Hãhãhãe que fica localizado no município de Pau Brasil – BA, depois Itajú do Colônia – BA e para encerrar visitaram a Serra do Padeiro território Tupinambá, mas localizado no Município de Boerarema – BA.

Só que enquanto os encaminhamentos não surtem resultado, as problemáticas continuam, e nessa quinta feira dia 14 de abril por volta das 05h da manhã a policia Federal através de um mandato de busca e apreensão revirou a casa onde se encontra Valdelice, procurando algo que a criminalizasse de fato, e ao não encontrar nada, levaram ela para a delegacia de Ilhéus – BA, para esclarecimentos de denuncias falsas contra a Cacique, após os esclarecimentos a levaram de novo para sua casa, mas ela ainda se encontra em cárcere privado. Isso a deixou abalada pelo fato de ser acompanhada mais uma vez por policiais a uma delegacia, pois Valdelice não é uma criminosa e a única culpa que ela tem é de lutar pelo seu povo, que hoje se caracteriza formação de quadrilha, voltamos a ditadura, só que a atual é maquiada, mas as ordens são as mesmas.

Nesse próximo domingo dia 17 de abril, o Conselho de Direitos Humanos estará na aldeia Itapuã Território Tupinambá de Olivença, e assim como o pessoal da APOINME o Conselho também discutira a criminalização e a situação territorial do povo Tupinambá, e com isso somar forças para que as problemáticas Tupinambá sejam resolvidas o mais breve possível.


Postada por Pablo na lista do CEDEFES.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.