Projeto Revoluções recebe Frei Betto para debate “Imaginário, Futuro e Utopia”

A conferência “Imaginário, Futuro e Utopia”, com Frei Betto, é a próxima etapa do projeto Revoluções: Educação, História, Direitos Humanos, Cinema e Fotografia. Frade dominicano e escritor, Frei Betto é reconhecido no Brasil e no exterior por sua trajetória como intelectual e militante político. A atividade acontece no dia 19 de abril, terça-feira, às 19h30, na Sala de Leitura, 2º andar, SESC Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo – SP). A entrada é gratuita.

Revoluções: Educação, História, Direitos Humanos, Cinema e Fotografia

Qual o sentido das revoluções sociais no século XXI?

Embora mais presente em algumas épocas do que em outras, a palavra revolução nunca deixou de povoar o imaginário contemporâneo, sendo capaz de provocar e trazer à tona as mais variadas e cruciais questões de uma sociedade. É com essa perspectiva que Revoluções: Educação, História, Direitos Humanos, Cinema e Fotografia se desenvolve. Partindo da constatação de que esta discussão se mantém, mais do que nunca, atual, principalmente após as manifestações populares que eclodiram recentemente.

O projeto aborda as revoluções sociais a partir de dos eixos direitos humanos e o embate entre estética e política e é composto por várias etapas. Até agora, foram realizados o lançamento do site Revoluções, que abriga todo o material relacionado ao evento, e o curso Educação, Revoluções e seus direitos. O curso aconteceu entre 5 e 8 de abril e contou com a presença dos professores Costas Douzinas (Birkbeck College/ Universidade de Londres), Alysson Mascaro (USP), Olgária Matos (USP), José Sérgio Carvalho (USP) e Paulo Teixeira (deputado federal/ PT-SP).

Entre os dias 20 e 21 de maio haverá o seminário: Revoluções – uma política do sensível, que contará com a presença do filósofo esloveno Slavoj Žižek – que lançará os livros Em defesa das causas perdidas e Primeiro como tragédia, segundo como farsa (Boitempo Editorial) – e dos professores Emir Sader (UERJ), Marilena Chauí (USP), Vladimir Safatle (USP) e Eduardo Gunter (Universidade de Buenos Aires).

Fazem parte da programação também as videoconferências do sociólogo Michael Löwy e do cineasta alemão Alexandre Kluge.

No mesmo período haverá a abertura da exposição Revoluções, que apresentará o filme de nove horas e meia de Alexander Kluge, Notícias de antiguidades ideológicas: Marx, Eisenstein, o Capital. Nele, Kluge retoma o projeto do cineasta russo Eisenstein de filmar O Capital, de Karl Marx, a partir da estrutura de Ulysses, de James Joyce. A Versátil Home Vídeo fará, na ocasião, o lançamento de uma caixa com os três DVDs do filme, inédito no Brasil. Haverá também uma exposição baseada nas fotografias do livro Revoluções, organizado por Michael Löwy (Boitempo Editorial).

O projeto conta ainda com uma oficina de Klemens Gruber, professor da Universidade de Viena, sobre Alexander Kluge, Mídia e Revolução, a partir da análise da obra de Kluge, nos dias 22 e 24 de maio.

Revoluções é uma realização da Boitempo Editorial, SESC SP e Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e conta com apoio do Instituto Goethe, da E-open e da Versátil.

Todas as atividades acontecem nas instalações do SESC Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo) e são gratuitas.

Calendário Revoluções

10 a 28/3 – Inscrições no curso via site Revoluções
25/03 – Lançamento do site Revoluções com o grupo teatral Folias
5 a 8/04 – Curso sobre Direitos Humanos: Educação, Revoluções e seus direitos
19/04 – Debate: Direitos Humanos, Imaginário, Futuro e Utopia com Frei Betto
20 e 21/05 – Seminário: Revoluções – uma política do sensível
21/05 – Lançamentos dos livros Em defesa das causas perdidas e Primeiro como tragédia, segundo como farsa, de Slavoj Žižek (Boitempo Editorial)
21/05 – Abertura da exposição Revoluções com filmes e fotografias do livro Revoluções (Boitempo Editorial) organizado por Michael Löwy.
22 e 24/5 – Oficina Mídia e Revolução, com Klemens Gruber (Universidade de Viena).

A programação completa está disponível em www.revolucoes.org.br.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.