Países que integram a Amazônia discutem a proteção dos povos indígenas da região

Da Agência Brasil

Brasília – A Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentará hoje (13), no 1º Encontro de Diretores Gerais de Assuntos Indígenas da Região Amazônica, proposta de cooperação na área de definição de terras indígenas entre os países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

O encontro é promovido pela organização e tem representantes da Bolívia, Colômbia, do Suriname, da Venezuela, do Equador, da Guiana, do Peru e Brasil. No encontro, eles vão trocar experiências de como cada país garante a proteção do território e da comunidade indígena na região amazônica.

O objetivo da reunião é aproximar os países, potencializando os resultados das ações da organização para a preservação da Amazônia e, principalmente, fortalecer as políticas publicas de promoção e proteção dos povos indígenas.

Para o presidente da Funai, Márcio Meira, esse intercâmbio é importante porque, assim, se discute não só as ações concretas na proteção das terras indígenas na Amazônia brasileira, mas dos outros países também. “O Brasil sozinho não dará conta de desenvolver a região e, ao mesmo tempo, proteger do ponto de vista ambiental e cultural”, afirmou.

Na reunião, os países vão compartilhar as peculiaridades de cada região e como cada um resolve os problemas. Para o secretário-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, embaixador Alejandro Gordillo, o importante é conhecer as diferenças. “É uma forma de harmonizar nossas relações e políticas sobre a Amazônia”.

Edição: Lana Cristina

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-04-13/paises-que-integram-amazonia-discutem-protecao-dos-povos-indigenas-da-regiao

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.