Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia se reuniu com a comunidade indígena Tupinambá

Babau e o Secretário Almiro

O Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Almiro Sena, se reuniu neste dia 07 de abril de 2011, com a comunidade indígena Tupinambá de Olivença e outros segmentos da sociedade regional do sul da Bahia.

O evento com as lideranças indígena ocorreu na comunidade da Serra do Padeiro, a partir de uma solicitação do cacique Babau, quando de sua vista ao Secretário em Salvador na última semana de março. Fizeram-se presentes vários cacique do povo Tupinambá e uma quantidade significativa de lideranças, além da cacique Ilza e lideranças do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe. Também estava presente o coordenador de políticas para os povos Indígenas do Estado da Bahia, Jerry Matalawê e Nádia Caua, da coordenação de cultuar do Estado. Luís Titiah esteve presente pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo e como membro da Comissão Nacional de Política Indigenista.  A Prefeitura de Buerarema se fez representar pelo prefeito Mardes Monteiro e do Secretário de Agricultura, Gildásio. O administrador regional da Funai, Antonio Paes e o chefe da Coordenação Técnica Local de Ilhéus, Nicolas Melgaço alem dos servidores Cornelius e Rebeca.

Também estiveram presente o Conselho de Cidadania, a coordenação Diocesana das CEB’s, Conselho Indigenista Missionário, Comissão Pastoral da Terra, Missionárias Agostinianas Recoletas, Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado, núcleo de Ilhéus.

Após um rico relato da situação vivenciada pelos Tupinambá no sul da Bahia, feito pelo cacique Babau, o Secretário referendou o compromisso do Governo do Estado na defesa e garantia dos direitos humanos e colocou-se a disposição das lideranças indígenas presentes na busca de soluções que venham trazer tranqüilidade para todos na região. Almiro Sena colocou:

“Tenho apenas 70 dias a frente da Secretaria, mas já tive oportunidade de receber comitivas dos povos indígenas, bem como também de receber representantes dos pequenos agricultores… Em relação a algumas justas reivindicações feitas pelas lideranças indígenas, aquilo que não cabia a nossa Secretaria, acionamos outras Secretarias”.  “Outro objetivo que nos trouxe aqui é ver a realidade de perto, ouvir e conhecer as comunidades, entendemos que o Governo da Bahia tem como um dos principais desafio a resolução desta problemática das terras indígenas no sul da Bahia”.

O Secretário Sena se colocou como um mediador neste impasse, e que após ouvir a comunidade indígena também iria ouvir os pequenos produtores, e em seguida iria propor outra reunião em Salvador para conjuntamente índios e pequenos produtores e autoridades buscar soluções que venham a solucionar este conflito.

O Secretário também reforçou a necessidade da implantação de Políticas Públicas mais positivas que venham a responder a necessidade das comunidades gerando dignidade e cidadania para todos.

As lideranças avaliaram como altamente positiva a presença do Secretário para ouvi-los, afirmando ser esta a primeira vez, que um Secretário de Estado vem a área dos Tupinambá, o costume é sempre ouvir o outro lado,daqueles que estão no poder, daqueles que tem dinheiro. Todas as lideranças foram unanimes nos relatos de violência contra suas comunidades, e foi impressionante a quantidade de violação e arbitrariedades praticadas pela Polícia Federal. Solicitaram apoio não só do Secretário, mas de todos os presentes para a sua justa e digna luta pela recuperação e garantia de suas terras, de seus projetos de Vida.

Obs. Infelizmente, quando terminávamos esta nota fomos informados pelo cacique Valdenislon, que a PF se encontrava na região do Acuípe para proceder as reintegrações de posse nas cinco áreas ocupadas pelos Tupinambá. Na reunião com os representantes da Funai presentes no evento, as lideranças solicitaram que houvesse uma suspensão dos cumprimentos das liminares já que uma comitiva de lideranças se encontravam em Brasília para tratar desta questão, e que seria bom aguardar os resultados desta viagem, a fim de evitar mais um  novo conflito.

Itabuna, 08 de abril de  2011/ Conselho Indigenista Missionário.


 

 

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.