UFMG promove colóquio sobre quilombos e educação hoje, às 19 horas

Conversas sobre quilombos e educação é o tema de colóquio que acontece hoje, dia 8, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. De acordo com os organizadores, o evento pretende abrir espaço para o debate do tema na academia, que ainda apresenta pouca produção teórica sobre ele.

O evento terá como expositores Lilian Gomes, doutora em ciência política pela UFMG e integrante do Centro de Estudos Sociais da América Latina(Cesal), Nádia Cardoso, mestre em educação e coordenadora de Educação para as Relações Étnico-raciais e Diversidade da Secretaria da Educação da Bahia e Ricardo Álvares, mestre em antropologia e membro do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (Cedefes) e da Coordenação Colegiada do GT Combate ao Racismo Ambiental.

O tema identidade quilombola foi inserido como conteúdo no currículo do ensino básico no Brasil pela lei 10.639/03 e outras resoluções legais. “Entretanto, esses dispositivos jurídicos têm se mostrado insuficientes para a garantia do direito das populações quilombolas”, escrevem os organizadores do Colóquio.

O debate está agendado para as 19h, no auditório Luiz Pompeu da FaE, no campus Pampulha – avenida Antônio Carlos, 6627. A promoção é do Programa Ações Afirmativas na UFMG, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Neper/Uemg) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Cefet).

http://africas.com.br/site/index.php/archives/10804

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.