Mulheres atingidas por barragens participam de encontro nacional em Brasília, de 4 a 7 de abril

Entre os dias 4 e 7 de abril, cerca de 600 mulheres atingidas por barragens de todo o país estarão reunidas, em Brasília, para o Encontro Nacional das Mulheres – em luta por direitos e pela construção de um novo projeto energético popular. O evento, organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), será realizado no Parque da Cidade.

O Encontro terá o objetivo de discutir e analisar a realidade e as conseqüências da construção das barragens na vida das mulheres, traçar um plano de ação para que cada vez mais elas sejam ativas na luta e na organização e denunciar a violação dos direitos humanos das mulheres atingidas no processo de construção de barragens. Além disso, o Encontro culminará numa festa simbólica dos 20 anos de organização nacional do MAB.

Ativistas do movimento internacional da luta contra as represas também estarão presentes no encontro brasileiro. Representantes do movimento mexicano, Miriam Jimenez Agredano, e da Patagônia Argentina, Moira Ivana Millán, confirmaram presença, assim como a vice ministra de Minas e Energia do Paraguai, Mercedes Canese.

A abertura está prevista para as 15 horas do dia 4/4, com a recepção das caravanas e participação de convidados.  Na tarde do dia 5, acontecerá o ato político de lançamento do Relatório aprovado pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, que aponta violação dos direitos dos atingidos. Para esta solenidade está prevista a presença da Ministra de Estado, Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos.

Durante a comemoração dos 20 de fundação do MAB, que acontece na noite do dia 5, serão homenageadas pessoas que marcaram a historia do movimento. O Encontro Nacional das Mulheres é a continuação da jornada de lutas realizada em meados de março pelo MAB em virtude do Dia Internacional de Luta Contra as Barragens.

Resumo da Programação:

Data Turno Tema
04/04 Manhã – Chegada
Tarde – Abertura às 15h
05/04 Manhã – História da sociedade e a questão de gênero
Tarde – Violação dos Direitos Humanos das populações atingidas por barragens 

– Depoimentos das mulheres atingidas

– Ato de lançamento do Relatório aprovado pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, que aponta violação dos direitos dos atingidos

Noite – Comemoração dos 20 anos de Lutas e Conquistas do MAB
06/04 Manhã – Análise da conjuntura geral 

– Análise sobre a questão energética Latina Americana e brasileira

Tarde – A pauta dos atingidos
Noite – Momento cultural (apresentações musicais das regiões)
07/04 Manhã – Ato de rua – Dia Mundial da Saúde: contra o uso de agrotóxicos, por alimentos saudáveis e por um projeto energético popular.
Tarde Encerramento

Assessoria de Imprensa: (11)3392-2660

http://www.mabnacional.org.br/?q=noticia/mulheres-atingidas-por-barragens-participam-encontro-nacional-em-bras-lia

 

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.