Secretaria de Direitos Humanos participa da cerimônia de entrega do da 23ª Medalha Chico Mendes de Resistência nesta 6ª feira, 18h, no RJ

O defensor dos direitos humanos Alexandre Anderson de Souza, será homenageado nesta sexta-feira (1), às 18 horas, na solenidade de entrega da 23ª Medalha Chico Mendes de Resistência, no Rio de Janeiro. O defensor encontra-se incluído no Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Alexandre Anderson é presidente da Associação Homens do Mar (Ahomar) e presidente do Sindicato de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro. Ele recebeu uma série de ameaças relacionadas ao seu trabalho como líder comunitário, e em agosto de 2009, foi incluído no Programa federal.

Criada pelo Grupo Tortura Nunca Mais RJ, a medalha Chico Mendes de Resistência tem o objetivo de homenagear pessoas e entidades que se destacam nas lutas pelos direitos civis Brasil e na América Latina, além de lembrar a sociedade sobre o golpe civil-militar de 1964 e seus efeitos na atualidade.

Segundo a coordenadora-geral do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, Clarissa Rihl Jokowski,  este tipo de premiação promove e divulga o trabalho de defensoras e defensores dos direitos humanos, combatendo a criminalização dos mesmos e dos movimentos sociais. Clarissa representará a SDH na solenidade ao lado do diretor de Defesa dos Direitos Humanos, Fernando Matos.

Os Defensores dos Direitos Humanos são pessoas que se dedicam à árdua tarefa de lutar incansavelmente pela ética, democracia, valores humanitários, justiça social, observando e clamando pelos compromissos firmados internacionalmente em Direitos Humanos. Por compreender a importância de suas militâncias e a necessidade de se criar condições e instrumentos para proteger essas pessoas, a SDH lançou, em 2004, PPDDH.

O PPDDH é uma das ações mais complexas da SDH que permeia e busca combater uma multiplicidade de causas e violações dos direitos humanos no Brasil, reafirmando recomendações e compromissos com a sociedade brasileira.

O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ foi fundado em 1985 por iniciativa de ex-presos políticos que viveram situações de tortura durante o regime militar e por familiares de mortos e desaparecidos políticos. Dentre seus principais objetivos está a luta contra violações de direitos humanos.

Solenidade de entrega da 23ª Medalha Chico Mendes de Resistência
Data: 1º de abril de 2011
Hora: 18 horas
Local: Ordem dos Advogados do Brasil, av. Marechal Câmara, n.º 150, 9º andar, Castelo Branco, Rio de Janeiro (RJ)

http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/03/31-mar-2011-direitos-humanos-participa-da-cerimonia-de-entrega-do-da-23a-medalha-chico-mendes-de-resistencia-nesta-6a-feira-no-rj

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.