Carta de Dona Célia, da Dandara, ao receber a Comenda da Paz Chico Xavier

Dia 18 de março de 2011, eu recebi uma noticia que me fez refletir como é bom e importante ser cidadã. Frei Gilvander me disse que eu ia receber a Comenda da Paz Chico Xavier dia 25 de março lá em Uberaba, MG. Recebi a medalha feliz da vida. Eu nunca tinha posto o pé num avião. Fui a Uberaba de Avião. Gostei. Não senti medo.

Voltei um pouco no meu passado e recordei como foi difícil superar tantas dificuldades. Fui abandonada pelo esposo que eu confiava, traída e largada em um lugar aonde eu não conhecia ninguém. Foi difícil cuidar de três filhos. Fui para o Rio de Janeiro com o sonho de melhorar a vida e ganhar uma casa própria, mas lá não consegui nada. Cheguei a pesar 35 quilos.

Chegando a Belo Horizonte, MG, fui morar na casa do meu pai. Fiz um longo tratamento de saúde. Quando eu estava quase curada comecei a catar latinha, papel etc, para ajudar nas despesas. Nunca desistir de sonhar, pois ainda teria uma causa para terminar: criar meus filhos. Morei de favor até chegar à Comunidade Dandara.

O que eu e meus filhos conseguíamos só dava para sustentar o básico e não dava para comprar uma casa. A cada dia meu sonho se tornava mais longe, pois até o cômodo que eu havia conseguido construir no lote do meu pai através de mutirão estava prestes a cair, pois os cupins fofaram a terra por baixo da casa e cada vez mais aparecia rachaduras nas paredes e no banheiro. As paredes chegaram a se separar, a chuva de gelo que deu em Belo Horizonte destruiu todo o meu telhado. Seria fácil consertar, mas mais uma vez esbarramos no dinheiro, pois não tínhamos nem mesmo dinheiro para comprar a mistura do mês. Quem dera para arrumar o telhado! Remendamos com cacos de telhas. Não dava para saber onde estava molhando mais: se era lá dentro ou lá fora. Vivíamos apavorados sem saber quando as paredes iriam cair. Para quem não acredita vou contar: o meu eu estava em lágrimas por mais uma vez ter sido humilhada, por estar morando de favor.

Liguei a televisão e vi uma das melhores notícias da minha vida. Na TV dizia que tinha acontecido uma ocupação no bairro Céu Azul, em Belo Horizonte. Tomei uma das decisões mais importantes da minha vida: ir para a ocupação lutar para ter a minha casa própria. Chamei a minha filha Priscila para ir lutar pela sua moradia, pois ela sonhava em ter sua casa para morar com seu filho, um dos meus lindos netos: o Ruan. Priscila, muito sonhadora e guerreira, não pensou duas vezes para ir. Ficou mais animada do que eu mesma. Mesmo com um filho com bronquite asmática, Priscila se prontificou ir de vez e começou a morar na Ocupação Dandara desde o primeiro dia da ocupação: dia 09/04/2009. Não saía de lá pra nada. Penso que um dia eu vou ver ela recebendo uma medalha parecida com esta Comenda da Paz Chico Xavier, que tive a alegria e a responsabilidade de receber. Priscila já lutou muito, mas muito mesmo, para ter uma vida melhor…  Ela e todo o povo da ocupação.

Liguei para minha outra filha, a Ideslaine, que é casada com o José.  Hoje têm dois lindos filhos Isaque e Yasmin, mas na época só tinha a Yasmin que tinha dois meses.  Hoje ela tem dois aninhos e o Isaque, 10 meses. Eu chamei Ideslaine para ir tentar conseguir uma casa para a família dela, pois sabia que ela devia mais dois 2 meses de aluguel e estava prestes a ser despejada. Contei para Ideslaine o que eu vi e ouvi na televisão. No início ela ficou receosa, mas, dentro de poucos minutos, resolveu ir, pois ela sabia que a Yasmin precisava de um lar. Logo que chegou aqui na Ocupação Dandara, ela não desistiu. Ela e o esposo conseguiram montar uma barraca maior de lona, pois ela precisava trazer algumas  coisas de sua mudança como colchão, fogão, as roupas da Yasmin. Ali seria sua casa para sempre.  O restante de sua mudança ela pediu para deixar no lote do meu pai. Eu a admirei muito. Mesmo sabendo que restante dos seus móveis estava jogado ao relento, ela não se abatia e nem se preocupava, pois maior seria sua vitória quando conseguisse uma casa. Ela sempre acreditou em Deus que diz: “não cai uma folha da árvore se Deus não quiser.” Ideslaine não merece uma medalha, mas várias, pois mesmo com pressão alta, diabete gestacional, gravidez de alto risco, a filha com bronquite asmática, ela não desistiu.

No dia seguinte liguei para o serviço do meu filho Edésio e disse a ele que estava na Dandara. Ele perguntou o que era Dandara e eu respondi que era uma ocupação e ele nos apoiou no mesmo momento. Saiu do serviço e foi nos ajudar a arrumar nossas barracas. Os meus primeiros dias na Dandara foram pesadelos, pois a polícia não deixava melhorar as barracas. Os nossos banheiros eram piores do que banheiro público de rodoviária, pois foram construídos de tábuas e em mutirão. Pior é que o banheiro ficou do lado de fora do cordão de isolamento da polícia e tínhamos medo até de usá-los. Para usar o banheiro precisávamos ir de duas pessoas, pois uma usava e a outra olhava a polícia e os homens.

Foi muito difícil a adaptação de morar debaixo de uma lona preta. Mais triste para mim foi ver as crianças adoecendo por causa da friagem. Mas o pior de tudo foi quando descobrimos que a água da mina estava contaminada. Bateu-me um desespero, porque muitas pessoas já tinham tomado dela. Foi aí então que chegamos à conclusão que não podia ficar assim. Foi feita reunião com a COPASA exigindo água tratada. Depois de muita persistência, o caminhão pipa começou a vir, mas como era difícil ver pessoas idosas, mães com bebê de colo e grávidas carregando água na lata. Houve dia de não haver tempo de comer ajudando essas pessoas a carregarem suas águas, pois o caminhão só ia até na rua, não entrava dentro da ocupação. Existiam mais de mil barracas. Para piorar o nosso caso o caminhão pipa parou de vir. Nós mulheres nos organizamos e resolvemos manifestar. Fomos para rua. Como era difícil e revoltante ver nossas crianças sem água há cinco dias. A polícia veio com tudo e teve mulheres feridas com balas de borracha e cassitetadas, mas valeu a pena. Conquistamos um padrão de água apesar de a conta vir um absurdo da cara: mais de nove mil reais. A COPASA não nos deu tarifa social.

Quando me adaptei naquela forma de luta, me apaixonei pelo nome Dandara. Como são gostosas nossas assembleias. Ver o povo lutando é uma beleza! Na primeira festa que fizemos, ajudei a fazer canjicão, fiz caldos de mandioca e feijão. Fiquei cansada, porque na época ainda não tínhamos água. Tínhamos que lavar as mandiocas nos vizinhos e buscar água para cozinhá-las. A luz era gato e não agüentava liquidificador. Tentamos fazer com que a CEMIG colocasse um padrão para nós, mas depois de irmos muitas vezes na Assembleia Legislativa de Minas, descobrimos que o TAC – Termo de Ajuste de Conduta – impedia a COPASA de colocar água em assentamentos irregulares. Se colocasse teria que pagar uma multa absurda por dia. Esse tal de TAC é uma forma covarde de negar direito aos pobres e dá uma capa de legalidade a algo que é injusto. Como pode deixar mil famílias sem água?! Água é bem comum, fonte de vida ou é mercadoria?

Voltando ao que eu estava falando conseguimos fazer os caldos e demos conta naquele dia. Senti-me muito importante, porque descobri que posso conseguir tudo com muito esforço. Uma das lutas mais s que participei na Dandara foi quando depois de várias tentativa de diálogo com a prefeitura de Belo Horizonte e não obter sucesso, resolvemos fazer um ato de misericórdia  que foi ir a pé da Dandara até à prefeitura, uns trinta quilômetros. Para quem não conhece, a Dandara fica depois da Lagoa da Pampulha no bairro Céu Azul, região da Nova Pampulha. Nesse dia vi tantas pessoas passarem mal pelo esforço e vi minhas filhas e netos lutando por um sonho que hoje é real, mas corre o risco de acabar. A cena que eu não consigo explicar, porque na mesma hora que me dá vontade de chorar, foi ver minha neta, tão novinha, carregada por várias pessoas para que minha filha descansasse. Eu sentia uma alegria incontrolável que era ver minhas filhas lutando por seus filhos assim como eu fiz e não simplesmente se tornarem marginais indo para o mundo do crime para conseguir dinheiro fácil. Minha forma de expressar o que eu estava sentindo era gritando bravamente nossos gritos de luta, tais como: “Pátria livre!!!” E  todos respondiam: “Venceremos!”

Fiquei rouca no final, mas valeu a pena. Minha maior decepção foi que depois de todo esse esforço não recebemos respostas positivas. Hoje corro o risco de ter os meus sonhos frustrados e ter um despejo e ver essa grande família que é a Comunidade Dandara morando na rua. Agradeço a Deus todos os dias por ter nos enviado seus anjos para nos ajudar que são as Brigadas Populares e um Grupo de apoiadores que nos estenderam a mão e não nos abandonam. Eles nos trazem a esperança de ter uma vida digna e a Deus especialmente por ter me dado vida e força para continuar lutando.

O meu clamor aos nossos governantes é que pensem um pouco mais na nossa situação. Pelo amor de Deus, pensem nas crianças que ainda não viveram nem a metade do que eu vivi. Ter o futuro delas interrompidos? Isso não pode admitir! Por isso estamos dispostos a doar a nossa vida em defesa da Comunidade Dandara. Não aceitaremos voltar a viver na humilhação. Basta de sobreviver excluído.

Dandara é filha da Comunidade Camilo Torres, que já tem uma neta: a Comunidade Irmã Dorothy, nossa filha. Juntas essas três comunidades – Camilo Torres, Dandara e Irmã Dorothy – somos 1.200 famílias, cerca de 6 mil pessoas. Com muita alegria recebi a Comenda da Paz Chico Xavier não no meu nome próprio, mas em nome de Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy. A Comenda que recebi não é só minha, é de todos nós. Obrigado ao Conselho Estadual de Direitos Humanos, o CONEDH, que indicou o nosso nome. Seguiremos lutando, agora, com mais ânimo ainda!

Obs.: A carta, acima, foi escrita pela Dona Célia com a ajuda das duas filhas dela: Priscila e Ideslaine. Frei Gilvander Moreira corrigiu o português.

Belo Horizonte, 29 de março de 2011.

Informações sobre a Comenda, por Frei Gilvander:

O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, participou, dia 25/03/2011, em Uberaba, da entrega da Comenda da Paz Chico Xavier. Onze personalidades de destaque na sociedade foram homenageadas, entre ela dona Célia Maria dos Santos Pereira, da Comunidade Dandara, de Belo Horizonte; e o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul. Também foram agraciadas duas entidades assistenciais, a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (Hospital Dr. Helio Angotti) e a Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz.

A Comenda da Paz Chico Xavier destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na promoção da paz, por meio de atividades relacionadas com pesquisas científicas, artes e cultura, campanhas pacifistas, combate à fome e a miséria, geração de emprego e renda, educação e ações para promoção da dignidade humana.

Instituída em 1999, pelo então governador Itamar Franco, a medalha é entregue anualmente em Uberaba, cidade onde o líder espírita, morto em 2002, aos 92 anos, passou parte da vida. A solenidade faz parte do encerramento das comemorações do centenário de nascimento de Chico Xavier. Natural de Pedro Leopoldo, ele nasceu em 2 de abril de 1910. Aos 49 anos, mudou-se para Uberaba, onde viveu até o falecimento.

Entre os agraciados com Comenda da Paz Chico Xavier estão Arnaldo Rocha, Célia Maria dos Santos Pereira (da Comunidade Dandara), os empresários Olavo Machado Junior e Geraldo Lemos Neto, as médicas Maria de Lourdes da Costa e Marlene Rossi Severino Nobre, o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul, os professores Tomaz de Andrade Nogueira e Wilson Chaves (in memoriam), a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central – Hospital Dr. Helio Angotti e a Casa de Auxilio e Fraternidade Olhos da Luz.


Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.