MG – Relato de liderança quilombola sobre a situação em Paracatu

O depoimento abaixo foi enviado por Evane Lopes, Presidente da Associação Quilombola de São Domingos, para a lista do CEDEFES, em resposta à notícia “Quilombolas de Minas Gerais recebem apoio do Governo Federal”. TP.

Bom, caros irmãos de luta, tudo o que está expresso neste relato sobre a audiência é muito importante, mas é uma pena que uma parte dele não abrange o principal: as comunidades quilombolas.

Sinto que, em meio a tantas palavras, a única coisa que vejo é que o desamparo continua. Não consigo ver com bons olhos que as comunidades quilombolas realmente tem importância, principalmente no que se refere ao “amparo” que está sendo tão expresso neste relato, pois ainda continuamos sofrendo com tudo o que esta acontecendo, perdendo nossos entes querido, agora com uma bactéria misteriosa que já matou 2 pessoas em menos de 5 meses, e o que sabemos é que essa bactéria se alojou nos rins, vindo a tirar a vida de duas mães que deixaram seus filhos. uma com 13 anos e o outro com apenas 7 anos, doenças que a comunidade quilombola de São Domingos está sendo acometida e que tem tirado o sono e a tranquilidade de moradores, tudo isso vindo do arsênio ao qual estamos expostos e da água que hoje temos que consumir por não termos condições de adquirir água mineral.

Assim, vejo palavras serem faladas em uma assembleia, onde nós como fundadores da cidade – pois foram nossos antepassados que a fizeram – não temos como usar a palavra para fazermos nossas colocações, e vendo alguns que simplesmente almejam palco politico e que ainda se dizem ser da cidade e defensores da causa fazerem suas colocações, e nós?!!

Como o professor Márcio falou: as pessoas principais não foram consultadas.

Para mim, de nada adianta tanta conversa, tantos termos assinados para permanecermos como estamos.

Como já ouvimos de bocas de autoridades locais: Se a mineradora sair daqui, Paracatu acaba!!

Sabe, esse desabafo vem de uma alma cansada de lutar e não ter respostas!

Vejo minha comunidade e seu futuro sendo devorado pela fome de riquezas, pelo desejo do poder e o desprezo das autoridades locais que nos vem como pessoas que atrapalham o desenvolvimento da cidade.

Somos deixados de lado, onde só se lembram de nós como na situação apresentada:  em assembleias onde dizem que a cidade se preocupa com o que esta acontecendo!!

Que nada! Ela se preocupa é com o recurso que ela precisa, e as comunidades quilombolas precisaram no passado!!

Quem vive aqui nos quilombos sabe que a realidade é outra, e que somos meros espectadores de todo esse teatro.

Evane Lopes- Presidente da Associação Quilombola de São Domingos.

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.