DF – Seminário Integrador inaugura as atividades do Curso de Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Indígenas

Durante uma semana, estudantes, professores e pesquisadores indígenas e não-indígenas, discutem os fundamentos da sustentabilidade.

De 27 de março a 1º de abril, o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília – UnB realiza o Seminário Epistemologia e Fundamentos do Indigenismo e da Sustentabilidade. O seminário inaugura as atividades do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Indígenas e reunirá grandes nomes do indigenismo nacional, entre pesquisadores e autoridades indígenas e não-indígenas, no auditório do Centro de Excelência em Turismo (CET), no campus Darcy Ribeiro, em Brasília.

O professor Carlos Brandão e Davi Kopenawa, líder Yanomami, abrem o evento, no domingo, dia 27, em mesa intitulada “A Alma do Mundo”. O título assinala o tom dos diálogos interculturais propostos para o evento: uma reflexão profunda sobre os sentidos da sustentabilidade.

A ampla programação do evento inclui ainda mesas redondas e palestras sobre território, conflitos interétnicos, educação, memória, patrimônio, desenvolvimento sustentável, além de manifestações expressivo-rituais, como a Dança Kapa, do povo Bakairi.

O Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Indígenas é resultado de uma parceria entre a Fundação Universidade de Brasília (FUB), Ministério da Cultura (MINC), Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Ministério da Defesa e United States Agency for International Development (USAID), por meio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). É o primeiro mestrado profissional sobre o tema no Brasil e visa qualificar a atuação de profissionais do campo indigenista, no planejamento e implementação de ações baseadas nos princípios da sustentabilidade cultural e ambiental.

O seminário inaugural é aberto ao público. Os interessados poderão se inscrever no local de realização do evento.

Enviada por Henyo T. Barreto Fo. para a lista superiorindigena

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.