Câmara aprova diligência às terras dos Pataxó Hã Hã Hãe

BRASÍLIA- A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), uma diligência de deputados federais aos municípios baianos de Pau Brasil, Camacan e Itajú do Colônia para a averiguação da situação de conflito e desrespeito aos direitos humanos do povo indígena Pataxó Hã Hã Hãe.

De acordo com denúncias, os indígenas estão encurralados por grileiros invasores de suas terras. Milícias armadas tentam tirar os índios à força e há indícios que alguns desses pistoleiros são policiais civis.

“O que esta comunidade reivindica é a nulidade de títulos da terra concedidos a fazendeiros que ocupam seu território. A área ocupada pelos indígenas já é regularizada pela FUNAI. A ida da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados é fundamental para que possamos evitar um massacre iminente”, explica o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA).

A Comissão de Direitos Humanos será a responsável por montar o itinerário dos deputados que também deverá visitar o município de Rodelas, também na Bahia, a pedido do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) para verificar a situação do povo indígena Tuxá.

Enviado por NITINAUÃ PATAXÓ para a lista do CEDEFES.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.