RJ – Justiça concede habeas corpus a manifestantes presos em protesto contra Obama

O desembargador Claudio Del Orto, do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), concedeu nesta segunda-feira habeas corpus a 11 pessoas que foram presas na sexta-feira durante o protesto contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em frente ao consulado americano no Rio. Outros dois manifestantes – uma senhora de 67 anos e um estudante do colégio Pedro II de 17 anos – foram liberados no domingo por uma juíza de plantão.

Após o protesto, os presos foram levados para os presídios de Água Santa e Bangu 8. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio (Sepe), dos quais alguns manifestantes faziam parte, informou que a liberdade deles foi pedida ainda no sábado, mas o plantão judiciário indeferiu o pedido de habeas corpus, alegando que a liberação dos manifestantes representava “risco à ordem pública e à visita do presidente americano ao Rio, no domingo”.

Após exame no Instituto Médico Legal, eles planejam um ato público nas escadarias do Theatro Municipal, onde Obama discursou. A ideia é fazer uma lavagem das escadarias. O protesto está marcado para as 17h.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/03/21/justica-concede-habeas-corpus-manifestantes-presos-em-protesto-contra-obama-924051528.asp

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.