Ministra da Igualdade Racial visita o Museu do Negro

Ministra da Igualdade Racial visita o Museu do Negro e afirma parceria com o Estado.

“É uma iniciativa louvável do município e prioneira no Brasil”, disse a ministra sobre o Museu do Negro, afirmando interesse em manter parceria para o desenvolvimento de projetos socias do espaço.

“É uma iniciativa louvável do município e pioneiro no Brasil”. Com essas palavras a Ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, iniciou a visita as obras do Museu do Negro, na manhã desta quinta-feira (17), no Centro de Vitória. Além do prefeito de Vitória João Cóser (PT) e secretários do município, autoridades do cenário político participaram do evento.

A ministra ressaltou a importância da inclusão social através dos trabalhos que serão oferecidos no museu depois de concluído as obras. “Vai ser ser um espaço de interação entre negros e brancos e que abrirá as portas para o conhecimento e a preservação da cultura”, destacou a ministra.

Durante o encontro ela inspecionou, em ato simbólico, as obras de restruturação do prédio. Recebeu informações a cerca da reforma e como o espaço vai ficar após os trabalhos de revitalização. Além disso, recebeu das mãos do prefeito de Vitória o livro “Vitória Panorama”, uma obra com textos e fotos sobre a cidade. E, por fim, foi presenteada com uma panela de barro, representando a cultura capixaba.

Prazo para entrega das obras

O término da parte física do projeto está previsto para novembro de 2011. As obras, orçada em R$ 2.417.726, foram iniciadas em maio do ano passado. O prazo inicial dado para conclusão era de um ano. O atraso, justificado pelo secretário da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) João José Barbosa Sana, é que os operários  descobriram que o piso e as paredes eram originais da época, aproximadamente 100 anos de existência.

“Não podiamos quebrar tudo e fazer novo piso e nova parede. Nossa obrigação é preservar as características. Ele complementou que, os serviços ficaram   paralisados por um tempo para a contratação do Intistuto Góia, responsável pelo o resgate dos pontos originais da edificação”, afirmou João José Barbosa Sana.

Ele destacou que a municipalidade arca com 50% do custos das obras e o Ministério do Turismo (MT) com a parte restante. A verba é repassada e fiscalizada pela Caixa Econômica Federal. “Uma vez por mês um representante da Caixa vem averiguar se as obras estão fluindo. Caso seja detectado irregularidades a verba é interrompida”, destacou Sana.

A ministra Luiza Bairros encerra a agenda de compromissos no Espírito Santo na sessão em homenagem aos 162 anos da Revolta de Queimado, por volta das 18h30, na Assembleia Legislativa. “Vamos homenageá-la com a Comenda Chico Prego na sessão. A vinda dela é importante para também apresentar o Museu do Negro e angariar verbas federais para a implementação de projetos sociais”, finalizou o deputado Roberto Carlos.

Ela só embarca para Brasília na manhã de  sexta-feira (18).

http://africas.com.br/site/index.php/archives/9636?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FZLVz+%28AFRICAS.com.br%29

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.