RMC tem nova denúncia de trabalho escravo

Uma nova denúncia de trabalho escravo na Região Metropolitana de Campinas (RMC) levou auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para uma obra na Praia dos Namorados em Americana. No local, a fiscalização flagrou 26 trabalhadores em condições precárias de sobrevivência.

Os operários, que vieram no início do ano de cidades do Maranhão, estavam em um alojamento sem estrutura, com superlotação e com problemas de higiene. Os auditores também afirmaram que os trabalhadores estavam no local sem receber pagamentos. Este é o quinto caso de operários da construção civil flagrados em situação precária desde o final do mês passado.

O flagrante ocorreu na tarde desta quinat-feira (10/03). O Ministério Público do Trabalho (MPT) também foi ao local e constatou as mesmas irregularidades. Próximo ao alojamento, os fiscais encontraram uma segunda casa na mesma situação, dessa vez com 22 trabalhadores vindos de Alagoas.

Na casa – os operários trabalham na mesma obra do alojamento anterior – tinham que dividir um banheiro e as condições de higiene eram precárias. Neste segundo flagrante, o MPT afirmou que alguns trabalhadores estavam com pouca comida e também estavam com pagamentos atrasados. O MPT informou que 18 empreiteiras contrataram 150 operários para a construção em Americana.

Nos próximos dias o MPT vai se reunir com os responsáveis da construtora e empreiteiras para discutir a situação dos trabalhadores. Alguns querem voltar para o Nordeste e provavelmente a construtora irá custear a viagem, além de pagar os salários atrasados dos operários.

Nas últimas semanas, outros quatro casos de trabalho degradante foram registrados na região. Nos anos de 2009 e 2010 foram registrados sete casos em toda RMC. O MPT, a Prefeitura de Campinas e o MTE se uniram para criar uma força-tarefa com objetivo de combater situações de trabalho escravo e degradante no setor de construção civil em Campinas. No próximo dia 17, integrantes da força-tarefa irão se reunir para discutir ações no combate a este tipo de delito.

http://www.reporterbrasil.com.br/clipping.php?id=1572

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.