Assembleia Indígena elege novo coordenador geral do CIR

Nova Coordenação do Conselho Indígena de Roraima - CIR, Empossada na Assembléia Geral dos Tuxauas

Encerrou-se ontem, dia 15 de março de 2011, a quadragésima Assembléia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, realizada na comunidade do Barro, terra indígena Raposa Serra do Sol, para celebrar 40 anos de luta e organização indígena no estado de Roraima.

O evento contou com mais de 950 participantes, entre lideranças de base e convidados parceiros do CIR, que ao final da assembléia realizarão a cerimônia de posse dos novos coordenadores, eleitos para o mandato de dois anos.

O jovem wapichana Mário Nicácio, da região da Serra da Lua foi eleito coordenador geral do CIR com 3.093 votos, ficando em segundo lugar, o macuxi Ivaldo André da região das Serras, com 1.232 votos, eleito consequentemente vice-coordenador, e a senhora Thelma Marques da Silva, etnia taurepang da região do Amajari, eleita secretária do Movimento de Mulheres com 3.059 votos. Os três sucederão Dionito José de Souza, Terêncio Manduca e Marizete de Souza, respectivamente.

A assembléia foi aberta na tarde de sexta-feira, dia 11 de março, com apresentações culturais de um grupo de jovens da região Surumu. Em seguida procedeu-se a apuração dos votos e publicação do resultado final das eleições. Participam do processo eleitoral do CIR, todos maiores de 14 anos, sendo a eleição realizada de forma direta nas comunidades.

No segundo dia, as lideranças fizeram um registro histórico dos quarenta anos desde a primeira assembléia geral dos povos indígenas, realizada na antiga Missão Surumu no ano 1971. Os tuxauas mais experientes, entre eles, Jacir Macuxi e Clóvis Wapichana relataram a caminhada da organização, marcada por lutas, resistência, sofrimento e, sobretudo, vitórias.

Foi destaque no discurso dos líderes a importância da organização indígena e o fato de ela ter nascido no auge da ditadura militar. Um agradecimento especial foi dedicado aos movimentos sociais e aos missionários da Diocese de Roraima, que iniciaram juntos com os tuxauas, os primeiros passos para a criação do CIR.

Dionito Macuxi fez uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante os últimos quatro anos a frente do Conselho. A coordenadora de mulheres Marizete Souza, que também deixa o cargo, destacou a importância da participação das mulheres em todo o processo construído nas últimas quatro décadas.

Além da sucessão, o tema meio ambiente teve grande destaque nos três primeiros dias de assembléia. O coordenador da Coiab (Coordenação das Organizações Indígena da Amazônia Brasileira), Marcos Apurinã, manifestou a necessidade de articulação nacional e internacional sobre as grandes ameaças aos territórios indígenas, citando como exemplo a hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu.

O novo coordenador do CIR, Mário Nicácio, 28, é Wapichana, da aldeia do Pium, região Serra da Lua. Ele é da primeira turma de Gestão Ambiental do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, antiga Escola do Surumu. Tem graduação em administração, com habilitação em sistemas pela Faculdade Cathedral.

Nicácio é uma liderança que representa a nova geração de líderes indígenas no Brasil. Mesmo não tendo exercido a função de tuxaua, já foi gestor do Centro de Formação Raposa Serra do Sol, assessor em Brasília do Programa Demonstrativo dos Povos Indígenas do Brasil (PDPI) e, assessor em Boa Vista, do Programa de Proteção das Terras da Amazônia Legal (PPTAL).

O novo coordenador pretende levantar quatro bandeiras no seu mandato: gestão participativa; garantia da terra; manejo e sustentabilidade; fortalecimento da cultura e identidade indígenas. A assembleia encerra hoje com o cerimonial indígena de posse dos eleitos.

Fonte: Conselho Indígena de Roraima

http://www.indiosonline.org.br/novo/assembleia-indigena-elege-novo-coordenador-geral-do-cir/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.