Comunidade quilombola de Monte Alegre exporta práticas de turismo

Os quilombolas da comunidade de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado viraram referência no País devido às atividades de ecoturismo e turismo étnico desenvolvidas na região. A informação é que o estado de Santa Catarina aderiu e está exportando práticas de preservação do meio ambiente associado a destinos turísticos e à cultura local.

Ao fomentar a cultura, a preservação e o turismo, os quilombolas promovem a geração e distribuição de renda entre a população. Das atividades desenvolvidas, estão apresentações culturais afro-brasileiras, café da manhã e almoço com pratos típicos, doces caseiros, queijos artesanais, hortaliças e trilhas ecológicas.

Estas atividades renderam a visita de 10 mil turistas no período de 2007 a 2010 na região e o faturamento de R$ 100 mil à comunidade. A experiência da geração e distribuição de renda vivenciada pelos quilombolas de Monte Alegre já há alguns anos é referência para muitas outras comunidades tradicionais e até mesmo para cursos de graduação e especialização, principalmente nas áreas de turismo e meio ambiente.

O tema também foi inspiração da matéria televisiva premiada pelo Prêmio Ecologia como melhor documentário do ano em relação à preservação da cultura e meio ambiente. No ano de 2010 a experiência do turismo desenvolvido em Monte Alegre também foi apresentada na cidade de São Paulo, no Salão do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo.

Para ajudar o estado de Santa Catarina, o coordenador de Turismo em Monte Alegre e turismólogo Leonardo Marcelino Ventura esteve no Estado a pedido do Movimento Negro Unificação, para a implantação de Circuitos Turísticos em três comunidades quilombolas. Lá foram realizadas oficinas participativas com um total de 60 horas/aula e envolveram a presença de 80 quilombolas das comunidades de São Roque (Praia Grande – SC), Aldeia e Morro do Fortunato, estas duas ultimas localizadas no município de Garopaba (SC).

Segundo Leonardo, todas as três comunidades apresentaram fortes potenciais para a prática do turismo como a existência de cachoeiras, rios bem preservados, lagoas, trilhas ecológicas, pessoas com o domínio da história oral, pratos típicos, engenhos de farinha, além do conhecimento de plantas com propriedades medicinais.

Para o ano de 2011, a comunidade de Monte Alegre projeta receber cinco mil visitantes e faturar R$ 50.000,00.

http://africas.com.br/site/index.php/archives/9254?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FZLVz+%28AFRICAS.com.br%29

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.