Famílias Sem Terra ocupam latifúndio contra despejos em Minas Gerais

Da Página do MST

O Fórum Regional por Reforma Agrária do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ocupou a sede da Fazenda Inhumas, em Uberaba, no sábado (26/2), em ação que envolveu 200 famílias.

A ocupação foi realizada em solidariedade ao acampamento Roseli Nunes e a outros acampamentos de movimentos diversos que sofreram despejos na região.

O acampamento Roseli Nunes esteve prestes a se transformar em Projeto de Assentamento, com o decreto já assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O valor negociado para as bem feitorias estava depositado no banco e os Títulos da Dívida Agrária, utilizados para a compra de terras pelo Incra, haviam sido pagos.

Mesmo assim, o proprietário entrou com uma ação de reintegração de posse na Justiça Federal. A Juíza substituta concedeu a reintegração e anulou o processo de desapropriação.

O acampamento construído em torno da sede da Fazenda Inhumas receberá na próxima semana o Seminário de Mulheres da Via Campesina, entre os dias 1 e 3 de março.

O evento marcará as atividades do 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, e discutirá com cerca de 500 mulheres a violência causada pelo agronegócio, as consequências do uso de agrotóxicos e as alternativas para transformação do modelo discriminatório estabelecido no campo e na cidade.

A reunião desse grande número de pessoas na região afirma a perspectiva dos movimentos sociais do campo para os próximos períodos, de enfrentamento ao agronegócio e denúncia dos crimes causados por esse modelo agrário.

http://www.mst.org.br/Trabalhadores-rurais-ocupam-latifundio-em-Minas-Gerais

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.