MG – NOTA DE REPÚDIO À REPRESSÃO POLICIAL NO AGLOMERADO DA SERRA

O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania / IHG vem a público manifestar o mais veemente repúdio à repressão policial que se abate sobre o Aglomerado da Serra. Manifestamos também nossa total solidariedade a todos os moradores desta comunidade, em especial aos familiares, amigos e companheiros de Renilson Veriano da Silva e Jefferson Coelho da Silva, vítimas de execução sumária perpetrada pela Polícia Militar de Minas Gerais.

A ocupação do Aglomerado da Serra pela PMMG e o assassinato de Renilson e Jefferson constituem a mais brutal e inaceitável violação dos direitos humanos. Esta revela racismo estrutural, em pleno vigor nas esferas militar, policial, judiciária e carcerária, exatamente aquelas que compõem a mal chamada Segurança Pública. Não existe Segurança Pública no Brasil: ela é, exclusivamente, da propriedade e do Estado – dos ricos e dos governantes.

Fica patente que este terror de Estado se exerce de forma aguda sobre os pobres e os negros. A manifestação mais evidente desta situação é constituída pelo extermínio da população jovem e negra, pela política de encarceramento em massa e pela criminalização das lutas e movimentos populares. Trata-se de genocídio aberto – vamos chamar as coisas pelo próprio nome.

Tudo isto está na base do projeto de cidade imposto pelo prefeito Márcio Lacerda e pelo governador Anastásia, ou seja, a privatização e o aniquilamento do espaço público levados às máximas conseqüências. Fazem parte desse quadro a segregação das favelas e comunidades de periferia e a militarização da sociedade: ruas e praças públicas tornaram-se espaços privados, monitorados, cercados, quadriculados – no caso do Aglomerado da Serra, a PMMG transformou tudo em praça de guerra.

Reiteramos o nosso repúdio a esta situação de barbárie e fazemos nossas as exigências dos moradores do Aglomerado da Serra:

  • Pela nomeação, responsabilização e punição dos assassinos de Renilson e Jefferson e de todos aqueles que praticaram violência contra os moradores!
  • Pelo fim da ocupação da comunidade pela PMMG!
  • Pelo fim da repressão!
  • Abaixo a criminalização das lutas populares!
  • Todo o nosso apoio e solidariedade aos familiares de Renilson e Jefferson!
  • Viva o Aglomerado da Serra!

Belo Horizonte, 21 de fevereiro de 2011

Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania / IHG

Enviado por José Carlos / CEDEFES.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.