“II Encontro On Line de Indígenas Vivendo em Cidades” – sábado, dia 19

Opção Brasil estará realizando no próximo sábado, dia 19, das 13 às 18 horas (horário de Brasília), o “II Encontro On Line de Indígenas Vivendo em Cidades”, via Skype e Yahoo.

De acordo com Marcos Júlio Aguiar, coordenador da ONG, a organização de Encontros On Line foi uma forma que a Opção Brasil encontrou para “debater não só a questão dos indígenas que vivem em áreas urbanas (que ainda é pouco discutida não só no Brasil mas em outros países também) mas também a realidade indígena hoje”. Segundo ele, a data foi escolhida porque no mês de fevereiro é relembrado no Brasil, no dia 07, a memória do líder indígena Sepé Tiaraju, assassinado há mais de 250 anos pelo império europeu.

“E é por isso que neste Encontro Indígena On Line iremos abordar também a questão dos líderes indígenas de ontem e de hoje e suas respectivas realidades, fazendo inclusive uma reflexão crítica do que vem acontecendo (prisões de líderes indígenas brasileiros como a cacique Tupinambá Valdelice, a prisão de líderes mapuche no Chile, observações sobre os casos de líderes indígenas de outras regiões e outros países etc). Mesmo assim, assim como foi o Primeiro Encontro Indígena On Line em 2010, este Encontro também terá liberdade de assuntos e temas, como uma roda de conversa”.

Ainda de acordo com Marcos, para este encontro já confirmaram presença indígenas e apoiadores dos seguintes países e locais:

– Brasil: São Paulo (Mogi das Cruzes, Guarulhos, São Caetano, Rio Claro e Bertioga), Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas (Manaus e Tabatinga), Bahia e Espírito Santo (Aracruz);

– Colômbia: Letícia e Bogotá;

– Canadá: Ottawa;

– França;

– Peru;

– Argentina.

Para participar, basta localizar o endereço skype marcos.aguiar.indios.na.cidade ou se conectar via yahoo messenger. Haverá três tipos de conexão: com vídeo e áudio, só com áudio e só com chat (tanto no caso do skype como do yahoo messenger).

Marcos informa ainda que, para facilitar o trabalho com traduções, principalmente em inglês, os horários serão escalonados da seguinte forma:

– 13h: início dos trabalhos com todos que estiverem conectados;

– 13h30 às 15h: conversa entre as pessoas conectadas e os indígenas do Canadá e países de língua inglesa;

– 15h às 18h: debate livre entre indígenas brasileiros e indígenas de países de língua espanhola.

E acrescenta: “Volto a afirmar que mesmo com estes horários nosso debate é livre e todos que puderem por favor participem, pois isso fará parte de nossa construção. Pretendemos gravar todo o encontro, como fizemos em 2010”.

Tania Pacheco – com informações enviadas pela Opção Brasil para o GT Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.