Hoje, às 14 horas, Dom Tomás Balduíno abre o ano letivo da Escola Politécnica da Fiocruz

imagem 001Talita Rodrigues

Um panorama sobre os movimentos sociais rurais e indígenas no Brasil é o tema da palestra de Dom Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás e conselheiro permanente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), na aula inaugural 2011 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Com o tema ‘Gênese e evolução das organizações indígenas e camponesas no Brasil’, o evento será realizado no dia 16 de março, às 14 horas, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da EPSJV.

Na palestra, Dom Tomás vai falar sobre como os trabalhadores do campo se mobilizaram para lutar por seus direitos e pela Reforma Agrária e como essas organizações atuam hoje. O bispo também vai compartilhar suas experiências na luta pelos direitos dos índios.

Filósofo e teólogo com pós-graduação em Antropologia e Linguística, o frei dominicano Dom Tomás Balduíno, de 89 anos, é conhecido por seu trabalho em defesa dos índios e dos trabalhadores sem-terra. Foi um dos fundadores, em 1975, da Comissão Pastoral da Terra e presidente da CPT por quase duas décadas (1999-2006). A Comissão foi criada em plena ditadura militar como resposta à grave situação vivida por índios, posseiros e trabalhadores rurais, especialmente na Amazônia. Hoje, a comissão é uma das principias fontes de denúncia da crescente violência em torno da luta pela posse da terra no país.

Dom Tomás também participou ativamente da criação do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Em 2006, recebeu o Prêmio de Direitos do Homem Dr. João Madeira Cardoso, da Fundação Mariana Seixas, de Portugal, e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Goiás por sua luta pela cidadania e direitos humanos. Em 2008, recebeu o prêmio Reflections of Hope, da Oklahoma City National Memorial Foudation, como exemplo de esperança na solução das causas que levam à miséria de tantas pessoas em todo o mundo.

Lançamentos editoriais e exposição

Após a aula inaugural, às 16h30, haverá o lançamento de cinco novos livros publicados pela EPSJV. Serão lançados os livros ‘Juventude e Iniciação Científica: políticas públicas para o ensino médio’, ‘Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura’ (volume 6); ‘Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde’ (volume 2); e ‘A formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Brasil e no Mercosul’.

Será lançado ainda o livro ‘Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história’, produzido em parceria pela EPSJV e a Casa de Oswaldo Cruz. Na mesma ocasião, haverá a abertura da exposição que leva o mesmo nome do livro.

http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?Area=NoticiaInterna&Destaques=0&Num=181

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.