RJ – Plenária dos Movimentos Sociais realiza seminário – 18 a 20 de fevereiro

A Plenária dos Movimentos Sociais – PMS surge da experiência de luta conjunta de diversos movimentos sociais, partidos, entidades do campo da esquerda do Estado do Rio de Janeiro diante da crescente organização e aplicação de diretrizes do capital no projeto e concepção de cidade para o Pan-americano realizado na época.

Chamada a principio como meio de organização para enfrentar problemas pontuais, a PMS se potencializou e contribuiu decisivamente para varias ações importantes em nosso Estado, podendo citar, por exemplo: a luta contra remoções dos moradores do Canal do Anil e outras ações que possuíam como pano de fundo a “arrumação” da cidade para o Pan Americano.

O apoio à luta dos moradores e pescadores de Sepetiba e Santa Cruz contra a construção forçada e autoritária da CSA – TK, inclusive com a organização de um pulsante ato de Primeiro de Maio, talvez um dos maiores e mais fortes atos o Dia dos Trabalhadores do período recente em nosso Estado. A articulação em torno dos moradores do Morro do Bumba e demais comunidades atingidas em Niterói em decorrência das chuvas e da política de habitação local, a organização de manifestações diversas, tais como o protesto contra a Feira Internacional de Defesa (a feira das armas) que ocorreu no Rio Centro no Rio de Janeiro e em muito outros espaços e lutas.

Parcialmente esvaziada no último semestre de 2010 (ano de Copa do Mundo e Eleições), entendemos que é necessária a retomada deste importante espaço. E para retomar com força, optamos em plenária pela realização do II SEMINÁRIO DA PLENÁRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS – RJ, aberto a todos os ativistas e militantes sociais, visando entender melhor o momento atual e fazer frente à ofensiva do capital que vem sendo empreendida em nosso Estado pelas três esferas de poder (Federal, Estadual e Municipal).

Para participar, preencha a ficha abaixo e mande para [email protected]
Para maiores informações: 9978-3378 (Morales)

Na sequência, a metodologia e dinâmica do evento:

II SEMINÁRIO DA PLENÁRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

18,19 E 20 DE FEVEREIRO DE 2011 – SINDPETRO
Avenida Passos, 34 – Centro – Rio de Janeiro

ORGANIZAÇÃO DO II SEMINÁRIO DA PLENÁRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

1 – Metodologia e dinâmica

Abertura dia 18/02, sexta-feira às 18h30min. Mesa sobre conjuntura.
Convidados: Mauro Iasi, Virgínia Fontes, Roberto Leher e Gilmar Mauro.
Coordenador da mesa de abertura: Marcelão MTD.
Os trabalhos se iniciam com um informe geral sobre a dinâmica e aspectos organizativos do II Seminário da PMS seguido da exposição dos convidados (20 minutos cada um mais cinco para considerações finais), sem debate em plenário. A idéia é acumular conhecimentos, dando uma base para as discussões que serão feitas nos grupos no sábado e no domingo.

Sábado 19/02, 9h30min. Mesa: Dever do Estado e Direitos do Povo – Educação, Saúde e Previdência Social.
Convidados: Um nome indicado pelo Fórum de Educação, um nome indicado pelo Fórum da Saúde e Iná Meirelles (Saúde da mulher negra).
Intervenções de 20 minutos cada uma.
Coordenação da mesa: Nívea MST

Sábado 19/02, 10h30min. Grupos de discussão contemplando Conjuntura (mesa de abertura), Educação, Saúde e Previdência Social.

Sábado 19/02, 12h30min. Almoço.

Sábado 19/02, 14h30min. Mesa: Cidade de Exceção – Direito a Terra e Moradia. Remoções, Mega-eventos e Especulação Imobiliária. UPP’s, Segurança Pública e Direitos Humanos.
Convidados: Paulinho Chinelo, Soninho, Fernanda Vieira e Marcelo Edmundo.
Intervenções de 20 minutos cada uma.
Coordenação da mesa: SEPE

Sábado 19/02, 16h. Grupos de discussão sobre a mesa da tarde.

Sábado 19/02, 19h. Jantar.

Sábado 19/02, 21h. Confraternização.

Domingo 20/02, 9h30min. O Petróleo Tem que ser Nosso.
Convidado: Sindpetro
Coordenação da mesa: A definir
Esta mesa constará de informe da Coordenação da Campanha e divulgação de sua agenda.

Domingo 20/02, 10h30min. Mudança Climática
Convidada: Sandra Quintela
Coordenação da mesa: A definir
Esta atividade terá exposição de 30 min. seguida de discussão em plenário (dez inscrições), com fechamento de 20min. da palestrante.

Domingo 20/02, 12h30min. Almoço.

Domingo 20/02, 14h. Atividades culturais.

Domingo 20/02, 15h. Plenária final (Apresentação do relatório do II Seminário da PMS).

Mesa: Comissão Organizadora

Observações:

Cada grupo de discussão contará com um coordenador e um relator, munidos de um roteiro a ser elaborado pela comissão, que contemple as propostas e encaminhamentos que visem armar a militância e impulsionar as lutas referentes a cada tema abordado.

O relatório final contará com quatro ou cinco parágrafos sobre o debate inicial sobre a conjuntura e os encaminhamentos surgidos majoritariamente nos grupos sobre os temas das diferentes mesas.

Outras propostas serão divulgadas em relatório complementar a ser elaborado após a plenária final para conhecimento de toda a militância.

Moções e resoluções serão encaminhadas para as entidades participantes que deliberarão sobre as mesmas.

Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2011

Comissão Organizadora do II Seminário da PMS – RJ

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.