Comunidades do Complexo do Alemão terão acesso gratuito à internet

A exemplo de outras comunidades do Rio, o Complexo do Alemão vai ganhar acesso gratuito à internet. O anúncio oficial será feito na tarde desta segunda-feira (14), no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) do Alemão, pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. A iniciativa é do Programa Rio Estado Digital, que tem como objetivo levar internet de graça e sem fio para a população, fazendo da rede um instrumento educacional e de acesso à informação.

Duas universidades vão comandar a instalação da internet no Alemão: A Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O convênio firmado pelas universidades com o governo do estado prevê a instalação de 257 antenas, que cobrirão as 14 favelas do conjunto.

De acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, o custo é estimado entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões e a expectativa é que o sinal seja liberado na primeira área do complexo em junho deste ano.

O programa Rio Estado Digital já atende às comunidades do Morro Santa Marta, da Cidade de Deus, de Manguinhos, do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e da Rocinha. O sistema também está implantado na Vila Militar e em corredores importantes, como a orla da zona sul e as avenidas Brasil e Presidente Vargas. Seis municípios da Baixada Fluminense também já foram beneficiados: São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2011/02/comunidades-do-complexo-do-alemao-terao-acesso-gratuito-a-internet

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.