MG – Rio Peruaçú e Povo Xakriabá ameaçados

Ordem de paralisação da rodovia que liga Cônego Marinho a Miravânia, no Norte de Minas Gerais, dada pela Funai de Brasília ao DER-MG é descumprida e indígenas Xakriabá interrompem obras.

Nesta quinta feira (10), lideranças Xakriabá definiram pela paralisação das obras de pavimentação da rodovia que liga Cônego Marinho a Miravânia, no Norte de Minas Gerais. Os indígenas suspenderam o trafego de máquinas e caminhões e também a utilização das águas do rio Peruaçu, que fica próximo ao território Xakriabá. Esta decisão foi tomada após insistentes pedidos de providências encaminhados aos órgãos competentes. Na segunda-feira (7), a FUNAI Brasília-DF enviou ofício ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER-MG) solicitando a suspensão das obras na anuência do território Xakriabá, contudo, não houve por parte do DER-MG e EMPA engenharia o cumprimento da determinação.

A situação se agravou com o aumento do fluxo de máquinas pesadas dentro do território Xakriabá, danificando uma ponte que liga a comunidade Peruaçu/Dizimeiro ao município de Januária MG, ponte esta que fica sobre o Rio Peruaçu.

Ainda nesta quinta feira, representantes do DER-MG, Polícia Ambiental e representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram no local para fazer um levantamento da situação. No tocante ao DER-MG, uma equipe foi designada para fazer a análise da água do Rio Peruaçu, visivelmente contaminada pelo combustível utilizado pelo motor de sucção de água.

É grande a apreensão vivenciada pelo povo Xakriabá neste momento, tanto pela degradação do Rio Peruaçu, quanto pela falta de medidas concretas por parte dos órgãos competentes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.