PE – Quilombo Onze Negras, no Município do Cabo de Santo Agostinho, é invadido por empresa fabricante de espumas para colchões e móveis tubulares

As terras do Quilombo Onze Negras, localizado no Município do Cabo de Santo Agostinho/PE, foram invadidas pela Empresa Novo Projeto – Fábrica de espumas para colchões e móveis tubulares – cujo dono é José Mauro.

Houve terraplanagem que modificou completamente o acesso ao Quilombo, arrancado e enterrando árvores de macaíba, mangueiras, azeitona, entre outras, e enterrando a tubulação de água e arrancando e igualmente aterrando fiação de luz e telefone, deixando a comunidade sem luz, telefone e água.

No lote 5 da comunidade foram enterrados um poço de água e uma mandala de criação de peixes.
A comunidade estima que, em se mantendo a situação atual e com as chuvas, não haverá possibilidade de entrar ou sair do Quilombo.

Fátima, líder do Quilombos, pediu ajuda e imediatamente buscamos o GT Racismo Ministério Público de Pernambuco, que foi informado da situação e tomou todas as providencias cabíveis, a começar por embargar a obra. O IBAMA foi igualmente informado e acionou seu corpo de fiscais para inspecionar a área e tomar as medidas de proteção ambiental.

Esta semana, Vera Gomes, representante da  SEPPIR de passagem por Pernambuco, visitou o Quilombo e foi solicidado dela interlocução local para assegurar os direitos dos Qulombolas contra invasões.

É importante a manifestação de solidariedade aos Quilombolas das Onze Negras e acompanhar a ação do MPPE, uma vez que já chegou nessa instância.

CONTATO:
Fátima – 8646.5451/ 3518.2423 – [email protected]
Ceça – 88106133 – [email protected]

Enviada por Marta Almeida.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.