Marcelo Firpo Porto participa de Seminário Ecologia Política, Território e (in)Justiça Ambiental: o caso brasileiro a partir da Rede Brasileira de Justiça Ambiental

Marcelo Firpo Porto, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, estará participando de um seminário no próximo dia 10 de Fevereiro de 2011, às 14.30, na Universidade de Coimbra. De acordo com a notícia divulgada pela Universidade, na apresentação “será feito um relato histórico da criação e desenvolvimento da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), bem como suas bases conceituais e políticas.

Atuante desde 2002, a RBJA resulta da iniciativa de movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores/as, ONGs, entidades ambientalistas, ecologistas, organizações de afrodescendentes e indígenas e pesquisadores/as universitários/as. Constitui-se como um fórum de discussões, de denúncias, de mobilizações estratégicas e de articulação política, com o objetivo de formulação de alternativas e potencialização das ações de resistência desenvolvidas por seus membros, movimentos sociais, entidades ambientalistas, ONGs, associações de moradores, sindicatos, pesquisadores universitários e núcleos de instituições de pesquisa/ensino.

Na apresentação serão dados exemplos atuais de grupos de trabalho e processos mobilizadores em curso que articulam movimentos sociais com ONGs e grupos acadêmicos, os quais revelam as contradições e resistências ao modelo hegemônico de desenvolvimento econômico e social decorrente da inserção brasileira no processo de globalização.

http://www.ces.uc.pt/eventos/index.php?id=3366&id_lingua=1


Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.