Comentário de uma leitora sobre a notícia “CE- MP autua empresa em Paraipaba”

Meu nome é Cristina e sou proprietária da fazenda vizinha à CBC. Estamos instalados neste local há mais de 30 anos e o que tenho a dizer é que as provas colhidas pelo MP são irrefutáveis. O fato é que nosso gado foi intoxicado por veneno é verídico e foi atestado por um laboratório de especializado do interior de SP.

Neste post da empresa, vi que um dos argumentos da empresas se amparam no fato gerarem emprego na região. Isto é um absurdo! A que preço temos que pagar pela nossa pobreza, em sendo assim temos que nos sujeitar a qualquer condição pelo fato de uma empresa nos fornecer oportunidade de emprego?! Pintar um hospital e contribuir para o social de uma cidade pobre é passaporte para agredir a natureza e poluir o meio ambiente?

Gente, a coisa é muito mais seria; estamos falando que esta empresa está instalada há menos de 75 metros de lagoa que abastece a cidade com água potável; a pulverização dos campos está sendo feita no meio de uma comunidade onde moram mais de 600 pessoas com agrotóxicos de altíssima toxidade. Podem comprovar tudo através dos laudos da SEMACE e da ADAGRI.

Muitos pássaros morreram, eu mesmo sou testemunha de ter visto vários. As pulverizações inclusive são feitas diariamente com um mega pulverizador; existem testemunhas arroladas no processo do MP que já atestam problemas respiratórios por conta do nível de intoxicação do ar.

A mortandade dos animais também é verdadeira. Perdemos animais de 350 kg, que agonizaram até a morte; ao todo foram 16 rezes. Tenho na minha fazenda atendimento com médico veterinário constante mas nada foi possível fazer para evitarmos a morte deste animais. Foi terrível assistirmos por vários dias os animais agonizarem até morrer, babando e sofrendo com fortes tremores. Eles morriam por asfixia. Esta morte também foi atestado por técnicos da Emater e da Secretária de agricultura do município e do estado.

Fico imaginado se um animal de trezentos quilos foi contaminado, o que dirá uma criança que tem um peso corporal de 20 kg.

Quanto à empresa que se está se fazendo de surpresa, é tudo um blefe, pois tantos seus funcionários, como gerentes e diretores estiveram na fazenda e acompanharam tudo de muito perto.

Seria muito bom ouvir as outras partes envolvidas neste crime ambiental, como eu que estou aspirando veneno todo dia…

Vejo que o Ceará exporta flores para embelezar os lares europeus a preço de adornar nossos cemitérios com cruzes? Acham isto justo?

Cristina Trajano

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.