Projeto da COIAB vence prêmio Chico Mendes 2010

Os jovens sãos os novos guerreiros prontos a defenderem os valores e ensinamentos dos povos indígenas. Em 2006, a COIAB criou o Centro Amazônico de Formação Indígena – CAFI, instituição pensada, criada e implementada por lideranças indígenas que já formou 85 alunos, jovens lideranças de vários povos e organizações indígenas. Uma referência para outras regiões do país, o CAFI atua a partir de demandas dos povos indígenas, treinando-os para a gestão e a vigilância dos seus territórios. Capacitar essas novas lideranças é o objetivo do CAFI.

O CAFI foi contemplado com o prêmio Chico Mendes, organizado pelo Departamento de Articulação de Políticas para a Amazônia e Controle do Desmatamento, do Ministério do Meio Ambiente. Criado em 2002 para valorizar trabalhos realizados e desenvolvidos em prol da conservação do meio ambiente da Amazônia Legal, o Prêmio Chico Mendes é o reconhecimento da contribuição de seus realizadores ao processo de melhoria da qualidade ambiental.

Para Gerson Guajajara, que participou do CAFI, ter tido a oportunidade de ser aluno desse projeto foi de grande importância na sua trajetória de liderança indígena. “Aprendi muitas coisas, como por exemplo, a relação que o movimento indígena tem com outras instâncias. Além da prática e valorização de saberes tradicionais, tive a oportunidade de está com outras jovens lideranças da Amazônia que lutam pela garantia dos direitos de nossos povos”, explica Gerson.

Para Sonia Guajajara, vice-coordenadora da COIAB, o CAFI é uma significativa contribuição da COIAB para a história do movimento indígena na Amazônia. “No CAFI estamos preparando os novos guerreiros, os herdeiros de nossa luta e defensores do nosso povo. O resultado a gente observa nas organizações de base. Os jovens que passam pelo CAFI se destacam sempre engajados, repartindo o conhecimento aprendido”, avalia.

Critérios como efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social foram a base para a escolha dos vencedores do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente 2010.

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=noticia&id=664&tipo=N&pagina=1

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.