Indígenas terão seleção diferenciada na UFPA

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal do Pará (UFPA) promoverá a seleção diferenciada para o ingresso de povos indígenas no ensino superior.  As inscrições serão realizadas somente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br, até o dia 10 de janeiro de 2011.  Assim como em 2010, foram acrescentadas duas vagas em cada curso de graduação oferecido nos diversos campi da UFPA para os candidatos que comprovarem pertencimento a etnias indígenas.

De acordo com o Centro de Processos Seletivos (Ceps) da UFPA, não há cobrança de taxa de inscrição.  Porém o candidato é obrigado a gerar e imprimir o boleto de pagamento para comprovar sua inscrição no processo.  Para homologação da inscrição, o candidato deverá apresentar a cópia do histórico escolar do ensino médio, o boleto de pagamento gerado na inscrição e uma declaração que comprove seu pertencimento à determinada etnia, devidamente emitida e assinada por autoridade indígena (liderança tradicional e/ou política e dirigente de associação indígena).  A entrega da documentação deverá acontecer entre os dias 4 e 11 de janeiro de 2011, nas secretarias dos campi onde será realizado o concurso.

No ato da inscrição, o candidato indígena deve optar por uma das duas instituições de ensino superior, UFPA ou Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em que pretende ingressar.  O edital do concurso prevê que as mesmas regras estabelecidas para a UFPA valem para a Ufopa, a qual reservará 50 vagas do seu vestibular 2011 a esses candidatos.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=374665

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.