Jagunços Ameaçam Quilombolas do Brejo dos Crioulos – MG

A Comissão Pastoral da Terra recebeu telefonemas  de lideranças das Comunidades do Território Brejo dos Crioulos, nos municípios de São João da Ponte, Varzelândia e Verdelândia, em Minas Gerais, de que três veículos cheios de pessoas, com as respectivas placas KKU 9833, KKU 9192 e HHU 9888, têm rodado esses dias todos à noite em volta da fazenda recentemente ocupada pelos quilombolas. Notícias correm de que irão preparar a desocupação dos quilombolas do local.

Em uma recente reunião neste mês com o presidente do INCRA Nacional, Rolf Rackbart, foi prometido que o processo desse território estaria agora no dia 22 de dezembro sendo enviado para a Casa Civil para fins de desapropriação e entrega deste território aos quilombolas. Reivindicação essa que já dura mais de dez anos.

Solicitamos medidas urgentes no intuito de apurar e evitar que fatos, já tão conhecidos neste país, venham a se repetir. Chacina como a de Felizburgo poderia ter sido evitada, caso fosse dado a devida atenção às denúncias anteriormente realizadas.

Natal e Vinda do Menino Jesus. Que o Natal e o Ano Novo dos remanescentes quilombolas seja de Paz, prosperidade e esperanças de um mundo mais justo e fraterno.

Paulo Roberto Faccion
Comissão Pastoral da Terra

Enviada por Élcio Pacheco para CEDEFES.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.