Denúncia: Empresa YPIÓCA segue retirando água em área indígena

Norbert Suchanek, Rio de Janeiro

No Blog da FUNAI do Ceará, foi publicado um bom relato, esclarecedor, com fotos, sobre a luta dos Jenipapo-Kaninde para salvar a sua Lagoa da Encantada, no Município de Aquiraz. As fotos mostram com clareza como a Lagoa da Encantada está sendo prejudicada há anos pela empresa Yapioca. O relato começa com a denúncia da Cacique Pequena (liderança Jenipapo- Kanindé) no começo de 2000 sobre a utilização indevida — pela empresa Ypióca Agroindustrial — de recurso não-renovável em terra indígena. (Veja aqui).

Eu escrevi sobre esta luta dos indígenas do Ceará nos anos de 2006 e 2007 e recebi pouco depois da primeira publicação uma alta pressão e insultos graves de um advogado da empresa, que queria sujar o meu nome e a minha reputação de jornalista – porque os meus textos fizeram efeito na Alemanha e no Brasil.

Produtos com um selo orgânico do Instituto Biodinâmica, como a Cachaça Ypioca, não podem ser envolvidos com crimes socioambientais. E a empresa mãe do Instituto Biodinâmica na Alemanha não estava feliz, com o fato de no Brasil existir uma Cachaça com o seu selo orgânico, que foi feito ao custo das recursos naturais dos povos indígenas, no Ceará.

O texto de agora, de Marco Krichanã no blog da FUNAI, é bem feito e honesto e eu agradeço esta publicação.

Só preciso esclarecer um ponto. O meu primeiro texto sobre a Ypioca e a Lagoa da Encantada foi publicado num website com notícias do mundo orgânico www.bio100.de do publicista Fabio Angeli, da Colonia, que é um verdadeiro lutador para a vida e a agricultura orgânica da primeira hora. Infelizmente a Ypioca o pressionou fortemente para retirar o meu texto da internet.

http://www.ecodebate.com.br/2010/12/16/denuncia-empresa-ypioca-segue-retirando-agua-em-area-indigena/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.