Encontro de igualdade racial reunirá 80 municípios maranhenses

Meta do encontro é discutir a elaboração execução dos planos municipais de igualdade racial.

Representantes de 80 municípios maranhenses, entre prefeitos e secretários municipais, participam, nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), do encontro estadual “Gestão pública e política de promoção da igualdade racial”, a ser realizado no Hotel Premir (Ponta d’Areia), em São Luís. A promoção é da Secretária de Estado da Igualdade Racial (Seir), com o apoio da Casa Civil e movimentos sociais.

A meta do encontro é discutir, com os gestores e técnicos das prefeituras e organizações da sociedade civil, a elaboração execução dos planos municipais de igualdade racial. Os organizadores querem que o encontro motive as prefeituras a fortalecerem as ações nesse setor.

O Governo do Estado é responsável pelo assessoramento e coordenações dos planos de igualdade racial, mas são os municípios que executam as ações. “Os planos são construídos em conjunto; o Governo do Estado dá norte, mas, cada município acrescenta o seu tom”, informou a secretária de igualdade racial, Claudett de Jesus Ribeiro.

Entre os tremas em debate no encontro estão o Estatuto da Igualdade Racial, recentemente aprovado, e os compromisso que os prefeitos devem assumir com a execução dessas polítcias. Na quinta-feira, às 11h, como parte da programação, haverá o lançamento da campanha “O Impacto do racismo na infância”, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a agência das Nações Unidas que defende os dos direitos das crianças e apoio de vários países e governos estaduais.

http://africas.com.br/site/index.php/archives/5324

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.