Rede Tucum inicia projetos aprovados no Edital dos Amigos da Prainha do Canto Verde

Comunidades contempladas com o edital de dezembro de 2009 da organização Amigos da Prainha do Canto Verde iniciam as atividades de seus projetos. No total, foram aprovados nove projetos, todos voltados para estratégias de fortalecimento da Rede Tucum. O Instituto Terramar acompanhou o processo de seleção e está monitorando a execução de cada iniciativa.

A organização suíça Amigos da Prainha do Canto Verde (APCV) lançou em dezembro de 2009 um edital de apoio a projetos para o fortalecimento e promoção do turismo comunitário. A intenção foi contribuir para reforçar iniciativas das associações comunitárias e grupos organizados vinculados a Rede TUCUM. Os recursos dos projetos aprovados estão sendo repassados até outubro de 2011.

O edital contempla projetos de comunidades da Rede Cearense de Turismo Comunitário do Ceará (Tucum) na perspectiva de incentivar o turismo comunitário e envolver as populações tradicionais no planejamento do desenvolvimento da atividade na sua região. Por meio de doações dos Amigos da Prainha do Canto Verde na Suiça, especificamente para esse edital, os recursos somaram a quantia de 108 mil reais.

Nove grupos enviaram suas propostas após participarem de uma oficina de elaboração de projetos, realizada em fevereiro deste ano, na Reserva Extrativista do Batoque. Estiveram presentes na formação representantes das comunidades: Pousada Tremembé e Ponta Grossa, de Icapuí; Coqueirinho, de Fortim; Prainha do Canto Verde, de Beberibe; Etnia Jenipapo Kanidé e Batoque, de Aquiraz; Caetanos de Cima, de Amontada; Tatajuba, de Camocim, Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Grupo do MST) e Conjunto Palmeiras, de Fortaleza. Na oficina, os grupos das comunidades refletiram sobre o processo de elaboração de um projeto social e que elementos são fundamentais para a sua construção. O momento foi assessorado pelo Instituto Terramar e a ONG Tremembé Onlus.

Para a análise dos projetos enviados, foi constituída uma comissão de pesquisadores e educadores capacitados para a avaliação, não ligados, diretamente, à Rede Tucum. Eles analisaram atentamente as propostas que valorizavam o fortalecimento de iniciativas comunitárias para promoção de turismo e ações de educação e gestão ambiental. Dos nove projetos encaminhados, oito foram selecionados.

As comunidades beneficiadas já receberam a primeira visita de monitoramento para as orientações de assinatura do convenio com o Instituto Terramar, organização responsável pelo repasse do recurso. Da Rede Tucum apenas  4 comunidades não acessaram o edital: Prainha do Canto Verde, e Curral Velho por que ainda estão executando outros projetos da AAPCV, Flecheiras e a Associação de Mulheres do Movimento (AMM) do Conjunto Palmeiras, de Fortaleza, por não terem apresentado um projeto.

Confira os projetos aprovados:
1.      “Novos Horizontes” / Batoque
2.      “Cantinho do Jenipapo Kanidé” / Jenipapo Kanidé
3.      “Estruturando mais para atender melhor” / Tremembé
4.      “Quintais Produtivos do P.A. Coqueirinho” /Assentamento Coqueirinho
5.      “Rede, hospitalidade e solidariedade cearense: estruturação e equipamentação do CEFH” / Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto
6.      “Trilhando Saberes, Repensando Movimentos” / Tatajuba
7.      “Semeando Saberes” / Ponta Grossa
8.      “Estágio comunitário Juvenil” / Caetanos de Cima

http://www.terramar.org.br/oktiva.net/1320/nota/160475

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.